Conceito de Discussão

DiscussaoA discussão significa toda conversa ou debate estabelecida entre dois ou mais indivíduos e que se caracteriza pela troca de opiniões, pontos de vista, ideias e crenças sobre um determinado tema. Geralmente, uma discussão acontece entre participantes da mesma que apresentam visões ou ideias bem opostas.

Dependendo dos participantes, a discussão de uma situação, de um tema ou de uma oportunidade se apresenta com o quadro mais absoluto de cordialidade e harmonia. A discussão é mais eficiente e apresenta consequências altamente positivas na hora da esperada mudança quando a discussão se produz em termos amistosos, ou seja, quando todos os envolvidos se tratam com o maior respeito mesmo não coincidindo em nada, permitindo que todas as opiniões e pontos de vista sejam expressos sem nenhum tipo de interrupção agressiva.

Em muitas discussões, com o objetivo de reforçar o discurso, costuma-se fazer uso de tais elementos como objetos, mensagens, meios visuais que ajudam a uma melhor compreensão da ideia que está sendo discutida e proposta. Alguns dos mais comuns são os slogans, as palavras fortes, modismos, transparências, anedotas, referências a especialistas, entre outros.

Por outro lado, o termo discussão também é empregado para referir-se ao estudo realizado sobre uma questão concreta e a partir de diversos pontos de vista, com o objetivo de conseguir a melhor resolução. A discussão sobre os direitos humanos dos criminosos são de plena discussão após os diversos acontecimentos de criminalidade juvenil.

Por sua vez, um grupo de discussão significa a reunião de pessoas que discutem sobre um tema de interesse comum, assistidos por um coordenador e um secretário.

O principal objetivo destes grupos é obter maior informação sobre o tópico de interesse e tomar as decisões conjuntas a respeito.

Algumas condições devem observar que o grupo seja suficientemente heterogêneo para contar com as diferentes visões sobre um tema, mas também homogêneo para que todos os integrantes entre cinco ou dez indivíduos compartilhem a mesma base de conhecimentos sem necessidade de ajudas excepcionais. O aconselhável é reunir-se em um lugar ao redor de uma mesa redonda ou oval e que permita que todos os integrantes vejam as caras uns dos outros na hora de opinar, e o mais importante: que exista liberdade absoluta para que todos se expressem livremente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Discussão