Conceito de Discriminação Positiva

Discriminacao-PositivaA discriminação é uma conduta social que consiste em tratar injustamente e com menosprezo todos os indivíduos considerados inferiores, seja por ter uma ideologia diferente, por pertencer à outra raça, sexo, classe social, religião ou por outras razões.

Como sabemos, ao longo da história mundial, as minorias sociais são aquelas que mais sofreram com esse tipo de ação, como os negros e os homossexuais os que estão entre os mais castigados historicamente.

Em contrapartida a esta ação tão nefasta e com clara intenção de compensar as pessoas que sofreram por causa de discriminação é que surgiu o conceito de discriminação positiva.

Basicamente a discriminação positiva se propõe em recompensar as pessoas discriminadas em algum aspecto através da melhora em sua qualidade de vida. Esta situação negada por anos foi conseguida através de um trato social igualitário e com os mesmos direitos do resto da população.

Sem dúvida que a recepção de um subsídio não apaga os anos de esquecimento e de separação social, entretanto, é uma maneira de colocar as coisas em seus devidos lugares a partir de já e dar oportunidades a essas pessoas discriminadas através dos mesmos direitos e deveres.

O país pioneiro nesse quesito foi os Estados Unidos, justamente, por ser um dos países que mais sofreu com essa questão de segregação racial no final do século passado. Aproximadamente na década de sessenta, com a marca de igualdade promovida pelo estado, a discriminação positiva avançou e possibilitou o reconhecimento dos cidadãos menosprezados no passado.

Em seguida, essas conquistas passaram para outros setores como a religião, o sexo e as deficiências físicas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Discriminação Positiva