Conceito de Discriminação Direta e Indireta

Discriminacao-Direta-IndiretaA discriminação é o comportamento social de uma pessoa que condena e censura a outra pessoa do grupo da qual pertence por considerá-la inferior em relação à raça, sexo, idade, religião, entre outros.

No entanto, existem dois tipos de cenários discriminatórios. Um deles é a discriminação direta, justamente, porque propõe certas normas ou ações tendentes a estigmatizar o diferente ou simplesmente por excluir o outro de certos direitos. Os Estados Unidos é o país que mais sofreu com os embates de discriminação racial. No início do século passado, os cidadãos de raça negra eram considerados como lixo e eram proibidos de beber água nos bebedouros públicos, de usar o mesmo banheiro que os brancos, de sentar nos bancos traseiros dos ônibus para deixar os assentos da frente para os brancos, entre outras atitudes que depreciavam e humilhavam os negros. Estes são claros exemplos de discriminação direta que aconteciam nos Estados Unidos.

Por outro lado, existe a discriminação indireta, que consiste na imposição de normas e regras que em primeira instância parecem inofensivas, mas que na prática não são, e ainda mais, trazem consequências nefastas e negativas afetando os direitos das pessoas.

Um exemplo claro desse tipo de discriminação acontece com os proprietários de casas noturnas que colocam cartazes na porta de seus estabelecimentos com frases abusivas: “Proibido entrar de tênis”. Esta indicação pode parecer ofensiva e discriminatória para as pessoas que gostam de usar tênis por ser um calçado mais cômodo e confortável para dançar.

Infelizmente, a discriminação é uma conduta muito presente no mundo de hoje e que vem de nossos antepassados. Provavelmente o único avanço que aconteceu foi a redução da violência física, mas que nos passado era frequente. Entretanto, hoje em dia, existem outros tipos de ações presentes que não se manifestam através de violência física, mas de forma discriminatória.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Discriminação Direta e Indireta