Conceito de Discrepar

DiscreparA comunicação interpessoal pode levar a situações de diversas índoles. É possível que duas pessoas mantenham uma conversa estando totalmente de acordo com que o outro disse.

Mas pode acontecer um desacordo sobre o ponto de vista de outro assunto. Uma diferença de critério que se mostra presente quando o receptor discorda do exposto pelo seu emissor.

Não estar de acordo

Não existe um ponto de acordo sobre um assunto a ser tratado. Discrepar significa discordar da opinião alheia. Assim acontece, por exemplo, no contexto de uma conversa, em que uma pessoa diz à outra: “Sinto muito, mas não estou de acordo com sua opinião”.

A existência de discrepâncias no contexto da comunicação interpessoal mostra, precisamente, que é muito importante reforçar a tolerância nas relações pessoais, pois cada ser humano é único e exclusivo. Observa a realidade a partir do seu próprio ponto de vista. As pessoas que são pouco flexíveis emocionalmente sofrem muito diante de situações cotidianas em que percebem uma ação contrária. Existem pessoas que querem ter sempre a razão em uma conversa e se esforçam para convencer seu interlocutor.

As discussões e debates

Na realidade as diferenças de critério trazem riqueza para as conversas, pois, desta forma, cada um pode aprender com o outro através da escuta ativa. No entanto, para poder aprender com outras pessoas e escutar de verdade é fundamental ter a capacidade de colocar em dúvida seu próprio ponto de vista.

É aconselhável que quando duas pessoas discrepam, ou seja, discordam, exponham seus argumentos e reflexões para fundamentar seu ponto de vista perante o outro. As diferenças de critério podem ter alto valor pedagógico como mostram as discussões e debates analisados por especialistas nesta questão, trazem conhecimento sobre o assunto através de dados objetivos.

Estas diferenças de critério também podem acontecer no campo da intimidade como mostra o relacionamento de um casal. Duas pessoas que se amam podem ter opiniões contrárias em assuntos superficiais como também para fatos de extrema relevância. Portanto, surge a necessidade de aprender a ceder para chegar a determinado acordo estabelecendo pontes de comunicação e diálogo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Discrepar. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/discrepar >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Discrepar