Conceito de Disco rígido

Disco-rigidoNa informática, o disco duro também é conhecido como disco rígido, ele é um dispositivo de armazenamento de dados não voláteis (os dados armazenados não se perdem ao menos que estejam gravados) e que implica em um sistema de gravação magnética para guardar dados digitais.

O disco rígido é constituído por um ou vários pratos unidos por um mesmo eixo que gira em torno de grande velocidade dentro de uma caixa metálica fechada. No entanto, sobre cada prato e em cada uma de suas faces é encontrada uma cabeça de leitura/registro que flutua sobre uma fina camada de ar gerada pela rotação dos discos.

O primeiro disco rígido foi registrado em 1956 e fabricado pela empresa IBM, é obvil que desde antigamente até hoje esse tipo de dispositivo tem evoluído bastante, multiplicando sua capacidade de armazenamento e ao mesmo tempo diminuindo seu preço.

As características que um disco rígido apresenta são: tempo médio de acesso (o tempo que leva o movimento da agulha até o faixa e local desejado); tempo médio de busca (tempo que demora o disco em encontrar a faixa desejada); tempo de leitura/escrita (o tempo médio que demora o disco ler e registrar uma nova informação); espera média (tempo médio que demora a agulha em encontrar o lugar desejado); velocidade de rotação (rotações por minuto dos pratos) e taxa de transferência (velocidade em que a informação é transportada para o computador).

Por sua vez, entre os tipos de conexões que suportam um disco rígido são: IDE, SC SI, AS TA e SAS, em relação aos tamanhos podemos encontrar os seguintes: 8; 5,25; 3,5; 2,5; 1,8; 1 e 0,85 polegadas.

Como consequência, a pequena distância entre os cabeçotes e a superfície do disco pode causar contaminação, provocando danos que causem um mau funcionamento.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Disco rígido