Conceito de Disciplina

DisciplinaA disciplina é conhecida como a capacidade que pode ser desenvolvida por qualquer ser humano e que envolve, para toda circunstância ou ocasião, a prática de uma atuação organizada e perseverante, a fim de obter um bem ou fim determinado. Isto é, para conseguir um objetivo na vida, qualquer pessoa que se proponha, por mais perseverante ou forte que seja, claro, que ajudará a conquistar, será indispensável ter ou dispor de uma ordem pessoal que se organize para conseguir de um modo mais concreto, cuidadoso e sem fissuras.

Em relação às características gerais do conceito, a disciplina é um termo utilizado na área acadêmica e que neste contexto tem como denominação de disciplina escolar, e se trata do código de conduta que deverá obedecer e cumprir tanto os alunos como os professores que se encontram dispostos em qualquer regulamento escolar. A escola por ser um setor social que integra indivíduos que provêm de diferentes classes sociais, experiências, necessita de um sistema organizado de disciplina que garanta a ordem e o bom funcionamento.

Com isso, não só serão fixados e estipulados os horários de entrada, saída, término das aulas, de recreação, o uniforme que os alunos devem vestir, mas também o modelo de comportamento que se espera que os alunos cumpram enquanto estiverem no estabelecimento escolar, por exemplo, não falar palavrões, não agredir-se entre si, respeitar as ordens e decisões dos professores, pedir licença no caso de ter que ausentar-se da sala por algum motivo, e outras. Além disso, nestes regulamentos serão compreendidas as punições aos alunos que não cumprirem com as situações propostas.

Também, o termo disciplina costuma ser usado para referir-se a um campo de estudo determinado, que é pensado ou investigado em uma escola superior ou Universidade, por exemplo, a psicologia, a sociologia e a filosofia são disciplinas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Disciplina