Conceito de Diretrizes

DiretrizesEntende-se por diretrizes o conjunto de normas escritas ou verbais que devem ser seguidas para a execução de um fim. Seu uso na forma plural é generalizado, pois normalmente são várias normas a serem aplicadas para alcançar um propósito.

Em sua forma singular, diretriz é um termo que possui duplo significado. Por um lado, é um conceito da geometria que indica a condição do espaço geométrico onde é possível gerar uma linha (a partir de outra linha ou de determinada superfície). Por outro lado, trata-se de uma instituição, norma ou recomendação.

Vivemos entre diretrizes

Em todas as áreas da vida em sociedade existem normas. Podem ser articuladas em forma de leis, códigos ou regulamentos, destinadas a organizar uma esfera da realidade. Todas elas são apresentadas como um marco de referência geral e a partir daí surge uma série de diretrizes. Deve-se levar em conta que as diretrizes não podem estar em contradição com as normas gerais.

Vamos ilustrar esta ideia com um exemplo. Um time de futebol joga a partir de um regulamento, ao mesmo tempo, o treinador da equipe expõe uma série de diretrizes sobre como seus jogadores devem atuar no campo (o regulamento e as diretrizes não podem contradizer senão haveria uma situação absurda e incoerente). O exemplo anterior serve para ilustrar o mecanismo geral da maioria das situações por onde acontecem as diretrizes.

Uma das áreas que mais utiliza este conceito é a educação. No processo de ensino-aprendizagem o professor orienta seus alunos com uma série de elementos formativos, ou seja, através de diversas diretrizes.

Diretrizes inadequadas

A princípio, as diretrizes acontecem dentro de um contexto onde há um superior e um ou vários subordinados. Ao mesmo tempo, as indicações pretendem ser adequadas e prudentes. Entretanto, é muito comum que se cometam erros. Um dos mais comuns é o autoritarismo (faça isso porque eu mando). A possibilidade de cometer erros que está relacionada às diretrizes é bem diversa: pautas ambíguas e pouco esclarecidas, excessivas diretrizes, falta de supervisão sobre seu cumprimento efetivo ou qualquer outra contradição.

Apesar dos erros que podem ser cometidos, há uma maneira de saber se as diretrizes são adequadas ou não, ou seja, se o objetivo pode ser cumprido ou não.

Foto: Georgijevic I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Diretrizes