Conceito de Diretor

DiretorO termo diretor se refere a uma pessoa que tem como função a direção de diferentes órgãos ou instituições, como uma empresa, um negócio, uma companhia de teatro, um estabelecimento educativo, uma equipe de futebol, entre outras.

Sua principal tarefa será a direção, dirigir o pessoal ou os indivíduos que se encontram ao seu poder e guiá-los da melhor maneira possível para obter a satisfação do objetivo fixado. Sobre o diretor é que recairá toda a responsabilidade de uma atividade dirigida, ou seja, se as coisas saem bem, ele será o responsável, e se não saem também.

O diretor guiará seus comandados para tirar o melhor de cada um, e com isso, contribuir com o objetivo proposto. Nas empresas, o diretor é denominado Diretor Geral e é quem goza da máxima autoridade na gestão e direção administrativa de uma companhia. Normalmente, o diretor geral conta com um grupo de diretores que devem responder seu comando e que são responsáveis por cada área de uma empresa, por exemplo, um diretor de operações, diretor de crédito, diretor de informação, entre outros.

Outro tipo de diretor muito conhecido é o diretor de teatro, que é quem conduzirá, montará e orquestrará a montagem de uma obra de teatro, cabendo em suas funções, à unificação de critérios e condutas da produção. O diretor de teatro coordena todos os aspectos da obra, vestuário, iluminação, atuação e maquiagem, sendo o responsável absoluto do produto final apresentado em cena.

E outro diretor muito popular é o diretor técnico, aquele indivíduo encarregado da direção e treinamento de uma equipe de futebol. Além de treinar seus jogadores, ele deverá desenvolver estratégias para ganhar de seus rivais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Diretor. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/diretor >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Diretor