Conceito de Direitos Humanos

Direitos HumanosPara falar sobre Direito Humanos deve-se saber que o fundamento do conceito deste termo está baseado nas revindicações individuais de cada ser humano. Revindicações de direitos inalienáveis que não podem ver-se privados sob quaisquer pretextos. São direitos irrevogáveis e não se pode renunciar a eles; são também intransferíveis. Estes direitos estão isentos de serem abolidos e servem para proteção das pessoas independentemente da raça, religião, gênero, nacionalidade, etc.

Todos os direitos considerados como básicos foram adotados pelas Nações Unidas numa carta considerada como Carta Internacional dos Direitos Humanos no ano de 1948 como garantia de que os direitos sejam respeitados em todos os rincões do planeta desde que nasce uma pessoa. A proclamação desta carta pela ONU pretende que os Direitos Humanos sejam respeitados mundialmente.

A Carta Internacional dos Direitos Humanos pretende garantir que todos, sem exceção, são livres e iguais desde o nascimento e que seus direitos devem ser respeitados em todos os momentos sempre com um espírito fraterno que deve dar razão e consciência a todos para o comprimento dos parágrafos da Carta.

O termo é uma breve forma de anunciar todos os direitos considerados fundamentais. Se não existissem os Direitos Humanos, seria praticamente impossível a existência, a capacidade de desenvolvimento pessoal e a participação plena de uma pessoa em qualquer âmbito da vida. Os Direitos Humanos visam garantir as condições mínimas que são precisas e necessárias para que os seres humanos sejam e se sintam úteis em meio à sociedade em que vivem.

Viver dignamente, suprir suas necessidades, direito de ir e vir, são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Questões como alimentação e saúde, um lar, educação, entre outras coisas são essenciais para a preservação da vida e do ser humano e o que pretendem os Direitos Humanos é dar garantias para que tudo isto seja proporcionado a todos sem distinção.

Os Direitos Humanos garantem a igualdade de valores para todos os indivíduos de todas as culturas. Ninguém, seja que for, não pode valer mais que outro e da mesma forma, ninguém vale menos que outro. Todos, com os Direitos Humanos tem pleno direito de satisfazer todas as suas necessidades básicas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Direitos Humanos