Conceito de Diplomacia

DiplomaciaO conceito diplomacia é muito utilizado em nosso idioma no contexto das relações internacionais para designar a ciência que trata de maneira exclusiva o estudo das relações entre os diversos estados ou nações.

Além disso, as pessoas, organizações e instituições que participam das relações internacionais são chamadas de maneira geral como diplomacia. “A diplomacia espanhola chegou à Argentina para tratar de alguns assuntos econômicos”.

A chave para o sucesso das relações internacionais

Neste mundo de hoje tão dominado pela globalização, e claro há muito tempo atrás, a diplomacia é uma questão fundamental, uma política de estado que tem como necessidade o bom convívio e acordo de uma nação com as demais. O plano econômico é onde se torna mais evidente essa necessidade de um país estar sempre vinculado ao outro de maneira correta e satisfatória para poder obter benefícios ou vantagens posteriores que impactem positivamente tanto de um lado como de outro.

Os pilares da diplomacia: a compreensão e o diálogo

Basicamente, a diplomacia deve estar dominada em sua ação pela compreensão e a intenção de dialogar para, desta maneira, evitar as diferenças que possam surgir entre as nações e também chegar a acordos que beneficiem a vários países. Obviamente que para chegar a uma boa negociação os estados devem demonstrar boa vontade, assim, sempre que haja inclinação a favor do diálogo, os conflitos ou diferenças poderão ser resolvidos.

No entanto, quando isso não acontece, ou seja, quando a diplomacia entre dois ou mais países não cumprem com seu objetivo ou propósito, podem ocorrer certamente casos muito graves como o início de uma guerra ou a incursão militar de um país sobre o outro que não apresenta forças para responder.

Os países vizinhos, ou seja, aqueles que se encontram mais próximos geograficamente, costumam manter uma diplomacia constante com a missão de fortalecer a região e seus interesses, como também desenvolver políticas comuns com tendência em favorecer os intercâmbios comerciais, culturais, entre outros.

Assim mesmo, as pessoas que se dedicam de maneira profissional a este assunto são conhecidas como diplomáticas.

Por outro lado, a palavra diplomacia é usada na linguagem cotidiana para explicar a habilidade de negociar e a cortesia que uma pessoa apresenta em seus atos sociais. “A diplomacia de Mario faz com que ele sempre se saia bem de seus problemas e conflitos”.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Diplomacia