Conceito de Diligência

Diligencia

Rapidez, agilidade e eficácia com a qual se realiza uma tarefa ou atividade

Na atualidade, o conceito diligência apresenta dois usos em nossa língua. Por um lado, é usado quando queremos dar rapidez, agilidade ou eficácia a uma pessoa ou entidade que vai realizar alguma tarefa ou atividade encomendada. “O novo cadete trabalha com muita diligência, foi um achado poder contratá-lo”.

Normalmente, quando um indivíduo ou mesmo uma organização trabalham de maneira idônea é normal terem a qualidade da diligência e, claro, consequentemente as tarefas ou procedimentos são realizados de acordo com as expectativas esperadas.

No entanto, deve-se dizer que isso nem sempre acontece assim, é também uma realidade o fato de contar com pessoas que foram contratadas para executar determinada tarefa e a fazem com lentidão ou negligência, contrariamente à diligência. O mesmo pode ocorrer com uma organização, há muitos, infelizmente, que não trabalham com a diligência do caso e são ineficientes em sua ação.

Procedimento administrativo que tem a intenção de alcançar algum objetivo

Enquanto isso, outra aplicação desta palavra é para designar essa formalidade administrativa que pretende alcançar algum objetivo. Por exemplo, apresentar certos documentos que fornecem informações importantes para o tribunal em causa. A apresentação destes documentos consiste em diligência.

É justamente na área judicial onde na maioria das vezes são executadas as diligências, por outro lado, no plano da administração pública também ocorrem com assiduidade.

Este conceito também se estende à denominação de um documento formal que avaliza e deixa um registro da realização de tais procedimentos diante da sede judicial ou de um organismo público. Certamente, quando necessitamos demonstrar o procedimento realizado, nos será solicitada a apresentação desse documento ou diligência.

Uma carruagem arrastada por cavalos

Embora hoje em dia este termo esteja absoleto, há um terceiro significado desta palavra que era muito usado antigamente desde quando havia tração a cavalo e era o transporte mais comum entre as pessoas. Precisamente, diligência era o carro que arrastava os cavalos cuja missão era transportar passageiros.

Foto: iStock - Shapecharge

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Diligência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/diligencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Diligência