Conceito de Diapositivo

DiapositivoO diapositivo, também conhecido como slide ou transparência, é uma fotografia positiva criada em um suporte transparente através de meios fotoquímicos para logo ser projetada. O diapositivo se diferencia do filme negativo, que é uma película empregada nas câmaras fotográficas tradicionais e de impressões fotográficas reproduzidas numa impressão. Além disso, o diapositivo é usado como tela de cinema, pois produz uma imagem positiva sem a necessidade da intervenção de negativos.

O tipo mais comum de diapositivo é de 35 mm, que é uma imagem positiva projetada em uma película padrão de 35 mm, que ao mesmo tempo fica localizada dentro de uma armação de plástico ou papelão com tamanho padrão de 50x50 mm. Os projetores antigos utilizavam um mecanismo de troca manual, onde se substituía um pelo outro manualmente, em compensação, os projetores mais modernos utilizam um disco chamado carrossel que possui vários diapositivos, que são empurrados automaticamente para fora para assim serem colocados diante das lâmpadas incandescentes.

Na informática, especialmente no programa Power Point, um programa de apresentação criado pela empresa Microsoft, esta apresentação é um arquivo que mostra uma série de diapositivos digitais multimídias que facilitam a apresentação de um determinado tema, embora não aprofundado, é muito usado nas áreas de negócios e acadêmicas, pois permitem transmitir importante informação com textos, sons, vídeos e gráficos, acompanhados da exposição oral de uma pessoa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Diapositivo