Conceito de Diálogo Platônico

Dialogo-PlatonicoPlatão foi um dos grandes pensadores da filosofia grega cujo nome é uma referência na história da filosofia. Ele foi discípulo de Sócrates, seu grande mestre. Sócrates é protagonista de muitas obras de Platão. Essas obras foram escritas em forma de diálogo e tiveram Sócrates como referência de sabedoria e protagonistas das conversas.

Refletindo sobre o conhecimento

O discurso em forma de diálogo permite a reflexão que potencializa o uso de perguntas. Este método atualmente é utilizado pelos coachs (instrutores) que realizam perguntas e recebem as respostas dos seus clientes. Dentro dos diálogos platônicos, Sócrates é o sábio que traz luz ao interlocutor através de perguntas lúcidas.

Sócrates é o sábio do diálogo

O diálogo platônico não é um diálogo no sentido estrito, uma vez que os interlocutores exercem o papel de responder as questões do professor que orienta o diálogo de forma consciente.

Platão contrasta sua filosofia à prática dos sofistas, retóricos que consideram por meio de sua linguagem a possibilidade de persuadir a sociedade através do relativismo da verdade. Um dos principais objetivos de um diálogo platônico é alcançar a verdade sobre determinado tema, uma verdade que é diferente da opinião subjetiva.

Pedagogia filosófica

Existem vários diálogos que compõem as obras de Platão: o Banquete, a República, Parmênides, as Leis, Timeu, Górgias, Cartas e Teeteto. Na verdade, o diálogo faz parte do método utilizado por Platão para realizar a filosofia. Sócrates não escreveu nenhum dos seus pensamentos, no entanto, este mestre do conhecimento teve importância na história graças a seu discípulo Platão que transmitiu seus ensinamentos através do tempo e de suas obras.

A figura de Sócrates foi uma referência ética para Platão em relação à busca pela verdade e dignidade. Cada diálogo tem um tema de fundo que se torna argumento de conversa: o amor, o bem, a verdade, a virtude, o ser e a beleza são alguns dos temas analisados em suas obras. Diálogos que também têm um componente literário.

Imagem: iStock, Martin Dimitrov

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Diálogo Platônico. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/dialogo-platonico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Diálogo Platônico