Conceito de Diagrama de fluxo

O diagrama de fluxo é uma forma esquemática de representar a relação entre ideias e conceitos. Frequentemente é utilizado para especificar algoritmos de maneira gráfica.

Os diagramas de fluxo são conhecidos como gráficos utilizados para esquematizar conceitos vinculados à programação, economia, processos técnicos ou tecnológicos, psicologia, educação ou qualquer outro tema a respeito de análise.

São inúmeros os diagramas de fluxo e podem abordar muitos temas de formas também diferentes. Em qualquer caso, o aspecto em comum entre eles é a presença de um vinculo entre os conceitos enunciados e uma inter-relação entre as ideias. Normalmente, este tipo de diagrama é utilizado para detalhar o processo de um algoritmo e, portanto, de diferentes símbolos para representar a trajetória de operações precisas através de setas. Sempre que existe um diagrama de fluxo há um processo ou sistema traçado através de símbolos visuais que, em vez de termos verbais, simplificam o funcionamento deste processo e o tornam cada vez mais claros e evidentes ao leitor.

Para que o diagrama de fluxo tenha sentido, deve haver um caminho para uma solução, que parte de um único início e atinge um ponto final. Com o propósito de desenvolver um diagrama com estas características, recomenda-se definir o propósito e o destinatário do gráfico, identificar as principais ideais, determinar os limites e alcance do processo a detalhar, estabelecer um nível de detalhe exigido, identificar ações, processos e subprocessos, construir o diagrama e finalmente um título como exatidão. Convém revisar o diagrama para comprovar o cumprimento de seu objetivo com clareza e precisão.

Os símbolos mais utilizados nos diagramas de fluxo são a seta (que indica sentido e trajetória), o retângulo (que representa um acontecimento ou processo), o losango (que representa uma condição), o círculo (que representa um ponto de conexão) e outros mais.

Além disso, existem diversos tipos de diagramas. O vertical, em que a sequência ou fluxo é de cima para baixo; o horizontal, da esquerda para direita; o panorâmico, que pode ser visto de uma vez só tanto de forma vertical como horizontal; o arquitetônico, que descreve um trajeto sobre um plano arquitetônico de trabalho.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Diagrama de fluxo