Conceito de Diagrama

DiagramaO diagrama é um gráfico que apresenta informação de forma esquematizada e relacionada a algum tipo de área, seja na política ou economia de algum país ou empresa, e que aparece representada numericamente e em forma de tabela.

Geralmente alguns órgãos, como também os governos e empresas, costumam utilizar diagramas para facilitar a vida das pessoas e compreender importantes dados, que se apresentados de forma bruta seriam praticamente incompreendidos por qualquer pessoa que não seja especialista ou que não tenha nenhum tipo de relação, sendo necessário o uso de cálculos eletrônicos.

Está mais do que comprovado que o cérebro reconhece facilmente os desenhos, por isso, apresentar os dados desta forma torna mais fácil sua compreensão, por exemplo, para uma empresa mostrar a seus clientes os serviços oferecidos, para capacitar os funcionários, além de economizar páginas de texto. Os diagramas podem ser criados a mão ou então eletronicamente por um aplicativo especial de diagramas que funciona de forma automática.

Um dos diagramas mais utilizados é o Diagrama de fluxo, que é a forma mais tradicional de mostrar e especificar os detalhes algoritmos de um processo, tornando esta representação gráfica como uma intervenção de vários fatores.

Normalmente estes diagramas são utilizados por várias áreas para apresentar melhor os dados, bem como em setores ou disciplinas como a programação, a economia, a psicologia cognitiva e a indústria.

Em relação a sua estrutura ou formulação, estão baseados em diversos símbolos que servem para representar as operações específicas e que estão conectados por setas, que apresentam a função de indicar a sequência da operação. Mas claro, a seta não é o único modo de representação, existem outros símbolos universais como o retângulo, o losango e o círculo.

O retângulo serve para indicar um determinado processo, geralmente automático; o losango significa por vezes uma condição e em outras uma bifurcação; e finalmente o círculo, que representa o ponto de conexão entre os processos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Diagrama. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/diagrama >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Diagrama