Conceito » Diagnóstico

Conceito de Diagnóstico




DiagnosticoO diagnóstico é a primeira e mais importante ferramenta que possui um profissional da saúde de qualquer área para aproximar-se da compreensão e possível tratamento das condições saudáveis de um indivíduo. O diagnóstico é o resultado da análise realizada em uma primeira instância e que tem por fim conhecer as características específicas da situação determinada para assim, poder atuar, sugerindo um tratamento ou não. Essa análise diagnóstica é baseada na observação de sintomas existentes no presente e no passado.

O termo diagnóstico provem do latim, diagnosis, palavra originada do grego e que significa "discernir" ou "aprender" sobre determinados elementos. Normalmente, num procedimento diagnóstico é sugerido perante a presença de elementos ou sintomas anormais para determinadas situações de acordo com os parâmetros aceitados como naturais. O diagnóstico pode ser aplicado para ratificar ou retificar a presença de uma doença, como também, para conhecer sua evolução no caso de confirmação da mesma.

O diagnóstico médico resulta de diferentes tipos de análise, alguns mais simples e superficiais, mas também em outros mais complexos e profundos, sobre tudo, no caso de doenças graves. Na maioria dos casos, para concluir um diagnóstico apropriado e certo, deve-se contar com material extra, com instrumentos pequenos e complexos, além de sofisticados equipamentos médicos.

Embora esteja intimamente relacionada com a medicina, a palavra diagnóstico pode também ser aplicado para outras atividades. Neste sentido, também é possível fazer o diagnóstico escolar, um diagnóstico do funcionamento de uma empresa, de um determinado tipo de dispositivo, etc. Cada um desses casos tem seu próprio sistema de análise e avaliação das características presentes, bem como um modo particular de implementar as ações necessárias.

>> Próximo - Que Conceito >>