Conceito de Devastação

DevastacaoO conceito a ser analisado está relacionado com as consequências de algumas catástrofes nos territórios. A devastação é a destruição generalizada de um lugar.

Principais causas da devastação

Certos fenômenos naturais apresentam efeitos desastrosos e se tornam uma catástrofe devido a sua força destruidora. Os terremotos, tsunamis, furacões, incêndios e erupções vulcânicas são claros exemplos das causas que provocam a devastação. O ser humano tenta adotar medidas para minimizar seus efeitos, em certas ocasiões, podemos dizer que consegue (existem edifícios construídos para não serem destruídos pelos terremotos). O problema destes fenômenos é a impossibilidade de prevê-los com exatidão.

A morte nas guerras

A guerra e sua consequente destruição é outra causa de devastação. Seus efeitos não são simplesmente sobre as infraestruturas, mas especialmente sobre a população.

Em algumas circunstâncias, pode ocorrer um efeito devastador resultado de uma agitação social intensa. Normalmente, são atos vândalos promovidos por grupos que destroem o patrimônio público, lojas e o comércio em geral.

O conceito devastação também é empregado de maneira figurada. Assim, podemos falar da devastação cultural, dando a entender que o setor da cultura se encontra em profunda crise ou dentro de uma conjuntura difícil.

Perspectiva psicológica

Uma pessoa pode sentir-se devastada, ou seja, afundada ou com a profunda sensação de derrota. Não se trata de uma emoção espontânea, mas se apresenta normalmente em relação a um drama pessoal intenso e doloroso.

A devastação psicológica envolve o desmoronamento do estado de espírito de um indivíduo (vamos pensar em um fracasso, um desengano inesperado, uma traição ou algo parecido). Da mesma forma que acontece nos desastres naturais ou nas guerras, diante de uma devastação psicológica é necessário recompor esta situação, onde pode ser útil a intervenção de um profissional da psicologia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Devastação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/devastacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Devastação