Conceito de Detrator

DetratorSer detrator de algo ou de alguém significa opor-se a uma ideia ou diante de um indivíduo. Podemos manifestar nossas ideias basicamente em duas posturas: a favor ou contra. Si estamos contrários a algo ou alguém significa que somos detratores, ou seja, não estamos de acordo por algum motivo.

A ideia de detrator envolve certo grau de repúdio. Assim, uma pessoa pode ser moderada, tolerante e compreensiva, ou em sua versão mais extrema, intensa, veemente e radical.

Aquele que se proclama detrator em relação ao outro, expressa sua atitude crítica de alguma forma a esse indivíduo (suas ideias, sua forma de ser ou outras circunstâncias). Vamos pensar em uma pessoa crente que defende os valores cristãos. Com estas características pessoais, ela normalmente se posiciona contra os ateus, os agnósticos e aqueles que vivem longe do cristianismo.

O conceito de detrator costuma ter um mecanismo de duas direções, uma vez que as posições contrárias são recíprocas, por exemplo, o comunista é um detrator do capitalista e vice-versa. Em certas ocasiões, por trás de uma aparente oposição de ideias ou críticas, existem certos sentimentos pessoais como a inveja e o ciúme. Estes sentimentos permanecem ocultos, pois não é habitual serem reconhecidos: não é comum escutar alguém dizer que é detrator de um personagem público e ao mesmo tempo admitir invejá-lo.

O detrator e a tolerância

Quando pensamos em ideias de oposição ou crítica é possível associá-las ao enfrentamento e à disputa. Entretanto, mesmo que haja rivalidade entre ideias ou pessoas não significa que isso seja incompatível com o respeito e a tolerância ao oponente. Assim, alguns defendem uma postura conciliadora entre a crítica e a compreensão.

A conciliação entre ambas as valorizações é o princípio da democracia, ou seja, há grupos políticos que se opõem entre si e são detratores uns aos outros, ao mesmo tempo, são obrigados a respeitar o oponente. Neste sentido, entende-se o outro como rival e não como um inimigo.

Ser um convicto e firme detrator de ideias está associado a posturas mais radicais como o dogmatismo e o fanatismo. Este tipo de posição possui um inconveniente: gera uma dinâmica de conflito. Se o radicalismo fosse substituído por critérios e atitudes mais tolerantes, o confronto poderia ser suavizado e as disputas perderem a agressividade. Existe um ditado que expressa essa ideia: ser cortês não significa ser fraco. Em outras palavras, é possível ser forte e corajoso sem deixar de ser amável e cordial.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Detrator