Conceito de Determinismo

DeterminismoO determinismo é uma corrente que considera que o destino do ser humano não está regido pela liberdade, mas por uma lei determinista prévia que está relacionada ao seu próprio destino e que está escrita desde o seu nascimento. Isto é, a partir deste ponto de vista, o ser humano não pode escapar do seu próprio destino embora desconheça o que vai acontecer no futuro.

Na verdade, este ponto de vista oferece uma visão reduzida do ser humano, uma vez que a liberdade é uma condição que diferencia as pessoas dos animais. Toda pessoa que é livre tem a capacidade de tomar suas próprias decisões e escolher a melhor opção que se adapte à situação.

O determinismo é a corrente da filosofia que explica a realidade em termos de causa e efeito. Isto é, todo acontecimento atual está condicionado ao posterior, inclusive no plano do pensamento. Dentro do pensamento determinista não existe o azar como forma de explicação da realidade, mas sim da necessidade, ou seja, uma ausência de contingência.

Desta forma, o determinismo parece uma espécie de sentença de que um indivíduo não pode escapar quando está condenado a viver um destino angustiante. Sem dúvida, todo debate filosófico está mediado pelos valores e crenças de cada um, entretanto, reforçar o pensamento baseado na liberdade como forma de superação pessoal e desenvolvimento pleno é uma boa fórmula para lutar contra o determinismo entendido como ausência de liberdade. A liberdade é a qualidade mais humana existente, portanto, é a qualidade que mostra a grandeza do coração humano.

Existem pessoas que estão condicionadas a si mesmas com pensamentos deterministas. Então vale a pena quebrar este tipo de pensamento com uma premissa básica: aquilo que não é possível hoje não significa que será sempre assim. A vida é uma mudança e está em constante evolução, portanto, viver consiste em sair sempre da zona de conforto.

O determinismo pode ser interpretado a partir de vários pontos de vista, por exemplo, como o ponto de vista econômico da corrente marxista. Por outro lado, o determinismo religioso mostra também que as ações dos homens são reflexos da vontade divina, pois Deus é onipotente e tem a capacidade de decidir sobre as criaturas.

Já o determinismo genético mostra que as pessoas agem de acordo com sua adaptação evolutiva.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Determinismo