Conceito de Detalhes

DetalhesO termo detalhes corresponde ao plural do termo detalhe. No entanto, dependendo da circunstância, a palavra detalhe poderá referir-se a diferentes assuntos.

Aquela parte pequena que forma parte de outra maior, pormenor e fragmento. O detalhe da intensidade de cor vermelha que o artista aplicou à paisagem do quadro foi o que mais me chamou atenção da obra.

Por outro lado, a circunstância que tem a missão de esclarecer ou de completar um relato também é conhecida como detalhe. Joana pediu quando eu voltar da festa, me conte todos os detalhes, tais como, quem foi responsável pela organização, quem desenhou o vestido da noiva, do noivo, quais foram as lembrancinhas, quem elaborou o cardápio, a música, quantos e quem foi convidado, entre outros.

Embora por outro lado, quando alguém fala de detalhe, na realidade está referindo-se à delicadeza ou mostra de amabilidade que alguém possui ou que teve conosco em determinada situação. O fato da mãe de José cumprimentar-me pelo meu aniversário foi simplesmente um detalhe de sua parte. O detalhe das flores, sem dúvidas, foi o que me aproximou de José.
No entanto, a expressão em detalhe ou com detalhe é empregada com frequência para referir-se a algo que acontece minuciosamente e em profundidade. Seu trabalho envolve em estudar com detalhe as doenças respiratórias para encontrar os melhores remédios para combatê-las.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Detalhes. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/detalhes >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Detalhes