Conceito de Desvalorização

DesvalorizacaoO conceito desvalorização aplicado ao contexto psicológico se refere à sensação de subvalorização que uma pessoa sofre por não ser capaz de observar todo seu potencial. Um indivíduo pode desvalorizar-se a si mesmo através de um diálogo interno e negativo, mas também é possível desvalorizar externamente outra pessoa.

Assim ocorre, por exemplo, através da violência psicológica quando o agressor submete a vítima a humilhações que ferem a autoestima da mesma ao tratá-la como objeto e não como pessoa.

Sentimento de inferioridade

Na verdade, desvalorizar uma pessoa significa tratá-la de modo inferior a sua dignidade, assim, qualificar alguém é um erro ético cometido pelas pessoas que desvalorizam as outras.

Também é possível desvalorizar uma pessoa através do deboche e por tratá-la como objeto de riso. Essa situação acontece muito, por exemplo, no ambiente escolar, através do bullying.

As vítimas de qualquer tipo de violência que sofrem esse tipo de maltrato sentem sua autoestima cada vez mais baixa, assim, passam a acreditar nas mensagens humilhantes recebidas por parte das outras pessoas.

Mesmo sabendo que a autoestima é um princípio que parte da própria pessoa, a realidade é que o ambiente influencia de forma notável o bem-estar interno. Esta é uma das razões pelas quais é importante cuidar de si mesmo, além de saber escolher as relações pessoais de forma adequada e romper com aquelas que não acrescentam em nada em suas vidas.

Consequências da desvalorização

Quais são os efeitos que podem causar uma desvalorização? Uma das consequências diretas é o sentimento de inferioridade e incapacidade. Aliás, a vítima pode experimentar também sentimento de culpa, medo das críticas externas e busca pela aceitação. Devido ao medo de ser rejeitada, a pessoa passa a evitar certas situações sociais por causa dessa sensação de fragilidade.

A pessoa que tem sentimento de inferioridade e se desvaloriza constantemente, seja por motivos internos ou por causas externas, sofre com as situações cotidianas, tem muitos medos, como também pensamentos negativos que no plano da ação transmitem a sensação de insegurança e falta de confiança.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Desvalorização