Conceito de Desrealização

DesrealizacaoO ser humano é aquele que vive no mundo, se relaciona com os demais e se locomove em determinado ambiente. Entretanto, o modo como este ser humano observa a realidade também pode estar alterado em vários momentos sob uma ótica que mostra a distorção da realidade. Essa distorção pode ocorrer por algum tipo de distúrbio mental ou ainda por problemas de estresse causados alguma alteração emocional. Através da desrealização, o sujeito percebe seu entorno com uma espécie de sensação de irrealidade como se fosse uma miragem.

É como se a pessoa vivesse num mundo, separada por uma espécie de vidro e que ela estivesse dentro desse vidro. É como se esse vidro fechasse a visão da pessoa e assim ela observasse uma realidade sem vida e dinamismo. O indivíduo sente que tudo tem mudado a sua volta como também as pessoas. Em certas ocasiões, trata-se de um problema causado por altas doses de ansiedade, já que a pessoa que experimenta essa alteração na percepção da realidade pode questionar-se e também se sentir incomodada sem que haja algum motivo muito grave.

O bem-estar interior influencia o modo de sentir das pessoas, por isso, quando um sujeito passa por uma grave crise de ansiedade, é normal que essa intranquilidade também mostre uma alteração da realidade.

A desrealização se mostra como uma sensação estranha experimentada pelo sujeito que observa a realidade através de uma espécie de véu cinzento que dificulta a visão em plena luz do dia. É como se a pessoa se posicionasse atrás de um vidro e não pudesse ter contato direto com a realidade. A pessoa se sente como uma espectadora e não como protagonista de sua própria vida. Seu entorno parece artificial e instável e esta é uma das razões da desrealização, ou seja, parece que sua própria realidade perde sua identidade real.

A desrealização também pode ser sentida diante de uma situação de grande impacto emocional. Na maioria dos casos, a desrealização está vinculada à ansiedade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Desrealização