Conceito de Despesa Corrente

Despesa-CorrenteComo se sabe qualquer despesa em termos de economia envolve o desembolso de certa quantia de dinheiro para saldar uma compra ou então para pagar um fornecedor, entre outras circunstâncias.

No entanto, a despesa corrente é o tipo de pagamento efetuado pelo estado com o objetivo de contratar pessoal, serviços e também para a compra de insumos e bens que são essenciais para a realização de maneira satisfatória das funções administrativas que lhe competem. Isto é, a despesa corrente está vinculada especialmente à produção e ao consumo efetuado pelo estado de questões específicas já citadas anteriormente como pagar funcionários e os produtos e serviços que necessitam.

Não é por acaso que tem o claro objetivo de desenvolver as funções administrativas correspondentes para que sejam as mais eficientes possíveis. Sem dúvida, porque sem os recursos humanos e materiais correspondentes seria impossível sua realização e diante disso não poderiam ser resolvidos os problemas básicos dos cidadãos.

Consequentemente essas despesas não dispõem da criação de ativos e não se recuperam porque basicamente implicam em gastos de consumo.

Desta forma, as despesas correntes realizadas pelos estados ou pelas administrações do governo são empregadas para concretizar o que poderíamos considerar como atividades ordinárias associadas à produção, à prestação de serviços, à manutenção, às pesquisas e ao desenvolvimento das principais áreas demandadas, assim como podemos imaginar a exigência permanente de ferramentas especiais para sua concretização de maneira eficiente.

Entre as despesas correntes mais comuns e conhecidas de uma administração estão as seguintes: as remunerações, os pagamentos de impostos, de alimentos, materiais, utensílios, matérias-primas, elementos que servem na produção, serviços bancários, aluguéis, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Despesa Corrente. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/despesa-corrente >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Despesa Corrente