Conceito de Desorientação

DesorientacaoPodemos dizer que uma pessoa se sente desorientada quando se encontra extramente perdida, ou seja, com muitas dúvidas e a sensação de não saber exatamente o que fazer (tem desconhecimento do que é correto). A desorientação causa inquietude, ansiedade e incerteza.

Normalmente uma pessoa se sente desorientada em relação ao futuro, toda inquietude surge quando nos desconectamos do momento presente para adiantar o que pode acontecer num próximo momento. A desorientação pode ser observada no ambiente de trabalho, por exemplo, quando sentimos dúvidas em relação a certas decisões importantes. Uma desorientação pode ser vivida especialmente diante da dúvida de não saber qual alternativa é a melhor entre duas possibilidades.

Nesse caso, qualquer tipo de debate ou discussão deve ser resolvido após a escuta de várias opiniões. Por outro lado, devemos saber que não existe uma única decisão correta ou ação perfeita, na vida sempre há vários pontos de vista. Além disso, uma desorientação também pode ser vivida no campo pessoal. Por exemplo, quando uma pessoa tem dúvidas se pretende casar ou não. Porém, mesmo que esteja convencida dessa decisão, também é possível ter incerteza devido à inexperiência que é sair da zona de conforto.

O que você pode fazer quando se sentir desorientado? Pode pedir conselho e assessoria a uma pessoa que tenha mais experiência dentro da área em questão. Por exemplo, a figura do tutor pode ser muito útil na área profissional, pois é ele quem melhor sabe aconselhar seus discípulos através de sua sabedoria prática.

Por outro lado, você também pode pedir conselhos a seus amigos e familiares porque estas pessoas são aquelas que lhe querem de verdade e são as que melhor podem lhe aconselhar em um assunto específico. O desconhecimento se reduz através do conhecimento, ou seja, através da consulta de fontes de informação corretas.

Também, podemos buscar informação sobre qualquer tipo de assunto através de um livro interessante. A leitura é uma forma especial de aprendizagem autodidata.

Em certas ocasiões, a desorientação desaparece pouco a pouco como consequência da maturidade própria da idade e da experiência. É normal que uma pessoa que acaba de abandonar a universidade se sinta desorientada na busca de um emprego do que outra que já tem vinte anos de experiência profissional.

Existem várias fases críticas na vida de cada um que são um claro exemplo de desorientação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Desorientação