Conceito de Desordem

DesordemA palavra desordem empregamos prolongadamente para referir-se a ausência de ordem que existe em um determinado lugar, em que se houve em algum momento justamente ordem, Ou seja, há coisas ou partes que correspondem a um todo que deveriam estar organizadas em um determinado lugar ou de uma maneira dada e não estão porque alguém contribuiu para sua desorganização. Mi casa está uma desordem tremenda desde que minha irmã chegou. É muito desorganizada!

Além disso, também é comum que usemos a palavra desordem para indicar aquela situação na qual predomina um distúrbio ou revolta pública, quer dizer, aquele contexto na qual prevalece a alteração da ordem pública que se experimentava em algum momento e que por alguma causa se rompeu. A nação está atravessando um momento de muita desordem depois da morte prematura do presidente.

A revolta, por citar um dos exemplos mencionados, é um dos movimentos sociais mais populares que desarticula a ordem em uma nação. Caracteriza-se por ser espontânea, pode ter alguns instintos violentos e se opõe a uma figura ou autoridade que propõe um estado de coisas com o qual o grupo não se identifica para nada. Na revolta, esse grupo geralmente numeroso que se opõe a um estado de coisas costuma manifestar-se a viva voz nas ruas e em alguns casos até contagia ao resto da população ao popularizar sua luta.

E em termos de saúde física e psíquica, quando se trata da existência da desordem nos referimos àquelas anomalias que uma pessoa manifesta ou experimenta seja em suas funções orgânicas ou a nível psíquico. Um dos distúrbios mais habituais que envolvem as mulheres e que produz efeitos visíveis sobre o corpo é a anorexia. A mulher se vê gorda embora não esteja e por isso se esquiva da correta alimentação.

A palavra que contrasta a que está em causa é a de ordem, que pode referir-se de acordo com o contexto que é usado: a disposição de coisas no lugar que corresponde, a maneira correta na qual se desenvolve algo, a tranquilidade e harmonia que prevalecem em uma sociedade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Desordem. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/desordem >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Desordem