Conceito de Desonra

DesonraExistem várias ações que podem afetar a honra de uma pessoa, ou seja, existem ações que vão contra a dignidade pessoal. A desonra mostra precisamente o efeito negativo que se pode exercer sobre a estima de uma pessoa através de um fato que prejudique sua imagem. A desonra está vinculada também aos convencionalismos sociais que dão lugar a determinadas normas.

O sentido da honra também pode ser subjetivo como mostra a influência cultural de uma pessoa na opinião subjetiva sobre aquilo que é conveniente ou não. Neste contexto, da mesma forma que um fato pode ser uma desonra para uma pessoa, para outra pode não ser.

Má reputação

Enquanto a honra está vinculada ao prestígio social de ter uma imagem impecável diante dos outros, pelo contrário, a desonra reflete o desgaste desta imagem pessoal como consequência da má reputação produzida por ações desonestas ou não que não são bem vistas ao contexto social que se encontram.

A desonra acontece quando uma pessoa vai contra sua obrigação de cumprir com o sentido do dever em não fazer aquilo que deveria ter feito. A desonra expressa o descumprimento desse dever que ajuda o ser humano a aperfeiçoar-se diante da retidão moral.

Sentimentos negativos que podem afetar e dominar qualquer um

Por outro lado, o ser humano também pode deixar levar-se por sentimentos como a inveja, a soberba, a vaidade, a raiva, o rancor e o desejo de fama a qualquer preço que pode tornar-se uma desculpa para realizar certas ações.

Medo do que pode ser dito

A honra é própria das sociedades onde a imagem e o medo do que dizem pode criar uma influência negativa sobre a própria felicidade. O sentido da honra teve grande peso na Idade Média. Neste contexto, a desonra mostra também o temor pela acusação de alguém que vai contra as ações estabelecidas pela sociedade. Esta atitude crítica pode levar ao isolamento social e à rejeição.

Foto: iStock, svetikd

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Desonra