Conceito de Desolação

DesolacaoA desolação é a sensação da falta de consolo que experimenta uma pessoa por sentir-se profundamente ferida pela vida em consequência de algum fato que afetou suas expectativas de maneira negativa. Uma pessoa desolada sente uma dor interna que não consegue encontrar um motivo forte para estar desta maneira e aliviar esse mal-estar.

Uma pessoa que se sente desolada precisa contar com o apoio de recursos externos para poder melhorar mesmo que esteja em condições adversas, tais como ajuda profissional, ajuda espiritual, o carinho da amizade, o apoio da companheira, o consolo da família, o abraço de um amor incondicional, etc.

Uma pessoa desolada precisa descansar para recarregar suas forças, assimilar o acontecido e saber encarar a realidade de frente. Qualquer indivíduo pode sentir-se ou estar desolado por causa de um desamor profundo, diante de uma tragédia familiar, da morte de um ente querido, de problemas econômicos, da dispensa inesperada de algum trabalho, entre outras graves situações.

Porém a desolação pode ser superada, ou seja, não se trata de algo definitivo, mas que diante de uma crise interna reflete a importância do ser humano fazer uso de todos os seus recursos disponíveis para poder enfrentar essa adversidade que dói no fundo do coração.

A desolação pode ser ainda mais amarga de acordo com a solidão. Pelo contrário, o carinho ao próximo dá uma espécie de força maior aquele que está sofrendo. A desolação vem acompanhada da falta de tranquilidade interior, da angústia e de certo grau de insegurança e pessimismo. É importante olhar para o futuro com a convicção de que toda dor é passageira (tem início e fim). Por isso, após um dia cinzento sempre vem a luz de um novo amanhecer, símbolo de uma nova esperança de vida.

Enfim, se existe um motivo de desolação importante em sua vida, não se feche em si mesmo e peça ajuda!

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Desolação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/desolacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Desolação