Conceito de Desleal

Existem atitudes muito importantes no plano das relações pessoais.

A lealdade mostra a fidelidade de uma pessoa para com a outra seja no campo sentimental ou de amizade. Uma pessoa leal é aquela que tem a prudência suficiente de respeitar a intimidade do outro e guardar segredos sem compartir com terceiros.

A lealdade se mostra também na sinceridade, esta que é contrária à mentira. Do mesmo modo, a lealdade mostra a relação de liberdade em longo prazo que uma pessoa estabelece com a outra a partir da ausência de coação ou manipulação extra.

Uma traição

Entretanto, o universo das relações pessoais não é ideal. O ser humano tem a capacidade de cometer ações que são contrárias a esta lealdade como mostra o defeito oposto a esta virtude: a deslealdade. Uma pessoa é desleal quando comete uma traição que machuca ou fere o seu próximo.

Não saber valorizar e reconhecer o próximo

Uma pessoa é desleal também quando não é agradecida e deixa em segundo plano um bom amigo apenas porque conheceu novas amizades. O indivíduo é desleal quando age contra seus sentimentos puros e notáveis como a amizade e o amor que estão baseados no respeito, no reconhecimento à dignidade alheia e à aceitação incondicional. A deslealdade mostra uma ação contrária à ética pessoal daquele que persegue a prática do bem em qualquer área de sua vida.

Uma prova nas relações pessoais

Como se sente uma pessoa que é vítima de um ato desleal por parte de alguém que aprecia e respeita? Ela sente ferida e humilhada. Entretanto, vale ressaltar que este fato não significa o final de uma relação, uma vez que existem pessoas que tem a capacidade de assumir seus erros. Do mesmo modo, existem pessoas também que quando se sentem feridas sabem perdoar e pedir uma segunda chance.

A deslealdade acontece também no contexto profissional como mostra a rivalidade carente de companheirismo daquele que só pensa em si próprio e prejudica os demais.

Foto: iStock, Martinan

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Desleal. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/desleal >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Desleal