Conceito de Desestressante

DesestressanteO estresse é um dos grandes inimigos do bem-estar na sociedade atual. O estresse é fruto do excesso de responsabilidades na rotina cotidiana e de um estilo de vida onde o rendimento profissional pode tirar o protagonismo da qualidade de tempo e lazer. Existem pessoas que convivem com os efeitos negativos do estresse seja em um período pontual ou inclusive de modo frequente.

Do ponto de vista da saúde, é muito importante potencializar hábitos desestressantes, ou seja, dicas saudáveis que potencializam o relaxamento e o bem-estar emocional.

Potencializar o relaxamento no dia a dia

Um dos hábitos desestressantes é desfrutar dos benefícios do turismo de saúde. Existem pessoas que desfrutam de uma estadia num balneário com o objetivo de recarregar as forças e gozar de uma experiência relaxante.

Da mesma forma que existem pessoas que moram nas grandes cidades e viajam todos os fins de semana ao campo pelo fato do silêncio e da tranquilidade do local para recarregar suas forças e poder desestressar.

Ideias relaxantes

Existem alguns prazeres desestressantes: dormir até tarde durante o fim de semana sem sentir a pressão do despertador, desfrutar de um banho de água quente ao chegar em casa depois de um dia duro de trabalho, praticar exercícios de relaxamento, fazer aulas de ioga, caminhar num parque, pescar, observar a beleza da natureza, entre outros. Qualquer hábito desestressante ajuda a tornar a prevenção como a melhor fórmula para lutar contra o estresse.

Desfrutar dos momentos, sem ser afetado por agentes externos

Desfrutar de uma alimentação sadia e mastigar os alimentos com calma ajuda também o relax emocional. Pelo contrário, ficar pendurado no telefone durante muito tempo no trabalho pode ser um freio importante ao próprio bem-estar.

Deixar levar-se pela preguiça durante o fim de semana, tirar quinze minutos de cada dia somente pra você, deixar a mente vazia por um tempo, estimular a criatividade através da leitura, desfrutar dos seus maiores prazeres... são ideias desestressantes que podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e a ansiedade na rotina cotidiana.

Ideias que podem ajudar a cuidar de si mesmo, lembrando que não há nada que seja tão importante como o próprio bem-estar.

Foto: kupicoo I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Desestressante