Conceito » Desenvolvimento Sustentável

Conceito de Desenvolvimento Sustentável




desenvolvimento-sustentavelDesenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que permite satisfazer as necessidades das gerações presentes sem que por isso se vejam comprometidas as capacidades das gerações futuras para satisfazer suas necessidades.

O Desenvolvimento Sustentável é um conceito relativamente novo que se aplica fundamentalmente ao desenvolvimento sócio econômico e foi formalizado e usado pela primeira vez em um documento popularizado como Informe Brundtland, um dos tantos frutos do trabalho que leva a cabo a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas (ONU).

No entanto, o Desenvolvimento Sustentável não implicará unicamente à preservação em matéria do Meio Ambiente, senão que também o aspecto social e o econômico irão da mão do primeiro.

Em uma primeira instância o desenvolvimento sustentável propõe antes que nada as necessidades básicas de uma população como roupa moradia e trabalho deverão ser satisfeitas, porque pelo contrário, o que prima em uma sociedade é a pobreza, irremediavelmente essa comunidade estará destinada a sofrer algum tipo de catástrofe, inclusive ecológica. No entanto, a organização de uma sociedade e a evolução que em matéria tecnológica possa conseguir serão fundamentais para que o meio ambiente, à medida que sofre a ação da atividade do homem, possa ir se recuperando desta e assim os danos e efeitos sejam menores.

Então, o objetivo primordial do Desenvolvimento Sustentável será o de definir por um lado projetos viáveis e pelo outro reconciliar os aspectos econômicos, sociais e ambientais das atividades humanas.

Existem três regras que deverão ser observadas e que constituem as condições do desenvolvimento sustentável: nenhum recurso renovável deverá ser usado a um ritmo superior ao de sua geração, nenhum contaminante deverá ser produzido a um ritmo maior ao que possa ser reciclado, neutralizado ou em seu efeito absorvido pelo meio ambiente e nenhum recurso não renovável deverá ser aproveitado a uma maior velocidade da necessidade para substituir por um recurso renovável utilizado de maneira sustentável.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)