Conceito de Desenvolvimento Nacional

Desenvolvimento-NacionalO desenvolvimento se refere a expandir, dar extensão aquilo que se encontra arrasado ou comprimido e que deve acrescentar ou maximizar tudo aquilo que é suscetível de crescimento. Os seres vivos, as ideias, as culturas, os espaços, os países, entre outros, são plausíveis de desenvolvimento.

No entanto, o Desenvolvimento Nacional é a capacidade que apresenta um país, uma comunidade, para melhorar o bem-estar social de seu povo, por exemplo, e entre outras questões, oferecendo-lhes excelentes condições trabalhistas, oportunidades concretas de emprego, acesso à educação, uma moradia digna, saúde e a distribuição equitativa da riqueza nacional.

Este estado de coisas somente será possível mediante a implantação de um conjunto de políticas que facilitarão o crescimento econômico de maneira equilibrada e equitativa para cada um dos componentes. E outra questão inevitável no desenvolvimento é que a cultura e a tradição que apresenta a comunidade devem ser absolutamente respeitadas.

Está estabelecido que um país desenvolvido é aquele que atinge um nível de crescimento em quase todas suas áreas, políticas, social, cultural e econômica, conseguindo por um lado, a satisfação das necessidades internas e proporcionando amplo bem-estar aos membros que compõem a comunidade.

Um Estado que foca no desenvolvimento nacional tem claro que as necessidades da população se satisfazem unicamente através do uso racional e sustentável dos recursos que tem a sua disposição, no entanto, este uso deve estar baseado em uma tecnologia em que todas as coisas respeitem aos aspectos culturais e aos direitos humanos.
O direito ao desenvolvimento é uma questão que se encontra reconhecida internacionalmente como um direito que tem todos os povos que formam o planeta Terra e também como uma manifestação de sua autodeterminação para seguir crescendo e melhorando através de seus próprios recursos e da solidariedade internacional.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Desenvolvimento Nacional