Conceito » Desenvolvimento

Conceito de Desenvolvimento




DesenvolvimentoO termo desenvolvimento tem vários significados. Em primeiro lugar, o termo pode ser entendido como o processo de evolução, crescimento e mudança de um objeto, pessoa ou situação específica em determinadas condições. O desenvolvimento é a condição de evolução que sempre tem uma conotação positiva já que implica num crescimento ou passo para etapas ou estágios superiores. A noção de desenvolvimento então pode servir para fazer referência tanto a coisas, pessoas, situações ou fenômenos de variados tipos.

Quando se fala em desenvolvimento humano, se busca estabelecer a ideia de evolução desde as etapas e fases mais primárias da vida de uma pessoa, para as posteriores que sempre implicam maiores níveis de amadurecimento e cognitivos. O desenvolvimento humano então é o crescimento que uma pessoa mostra desde que é menino até que se transforma em um adolescente e, posteriormente, num adulto. Supõe-se que no passo das etapas primárias para as posteriores o ser humano vai adquirindo um importante número de condutas, valores e formas de pensar que têm a ver com a vida em sociedade e com o compartilhar com o resto dos indivíduos diferentes tipos de situações.

O desenvolvimento também pode ser aplicado a situações objetivas como o desenvolvimento de um país ou de uma cidade. Neste sentido, o desenvolvimento se mede em termos quantitativos ao mesmo tempo que qualitativos já que entram na imagem elementos tais como a quantidade de habitantes de um espaço, a qualidade de vida dessas pessoas, o modo em que o ser humano se integrou ao meio ambiente, as diferentes invenções, entre muitas outras. Aqui é onde entra a ideia de países desenvolvidos frente aos países subdesenvolvidos (aqueles que ainda não contam com todos os elementos considerados essenciais para o bem estar dos habitantes).

Finalmente, outra das situações nas quais se utiliza o termo desenvolvimento é quando se faz referência às partes de uma história ou de um conto. Aqui, dividem-se as obras literárias em três grandes seções: o início, o desenvolvimento e o fim. O desenvolvimento é descrito como o momento no qual tomam lugar os problemas e situações a serem resolvidas na história, enquanto que o início é a apresentação das personagens e o fim é a resolução de todas as problemáticas propostas.

Mais uma leitura:

É um termo que requere um conceito baseado em muitos campos e sobre muitos assuntos: desenvolvimento humano, desenvolvimento rural, desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, etc. O termo desenvolvimento possui uma enorme quantidade de vertentes. Como conceito básico, desenvolvimento pode ser entendido como um processo, uma forma de evolução, ou seja, algo pequeno que se torna grande, algo que sofre mudanças, algo que se transforma dentro de um processo de evolução. O desenvolvimento sempre é considerado um processo evolutivo, deixando claro que a conotação para o termo dentro do contexto do mesmo é sempre positivo; sempre indicando uma passagem de um estágio inferior a um estágio superior. O conceito do termo está ligado a uma série de coisas e de situações várias (pessoas, fenômenos, etc.).

Ao referir-se a desenvolvimento humano, deve-se compreender que é um tipo de desenvolvimento sem interrupção e gradativo, que obedece a uma série de normas ou regras e da regularidade. Isto implica que o desenvolvimento é processado por fases que seguem uma sequência invariável, ou seja, a pessoa não pode desviar-se das etapas, mesmo que se possa superar estas fases mais rapidamente (em alguns casos acontece exatamente ao contrário). O processo de desenvolvimento é fruto de toda uma vida. Ninguém, nenhum ser humano pode-se desenvolver totalmente na infância, é preciso passar por todas as etapas da vida para que tenha um desenvolvimento pleno.

Ao contrário do que muitos pensam, desenvolvimento é sinônimo de qualidade, de mudança para a qualidade, não mudança para a quantidade. Sendo a qualidade a característica principal do desenvolvimento.

Desenvolvimento significa crescer, tornar-se forte e completo. Quando alguém se desenvolve, o natural é que obtenha mais forte e seja mais complexo em termos gerais.

Na área da economia, muitos estudiosos defendem que o desenvolvimento é um incremento nos rendimentos ou nos lucros; um engenheiro já pensa que desenvolvimento é o fato de obter controle sobre certos elementos como, por exemplo, a energia.

O desenvolvimento está também ligado com o crescimento de um país ou de um lugar. Para que se tenha uma melhor ideia sobre o termo neste sentido, a forma de medir termos quantitativos que indicam uma melhora considerável em relação ao crescimento em vários setores indica, se há crescimento qualitativo, desenvolvimento.

>> Próximo - Que Conceito >>