Conceito de Desculpas

DesculpasDo ponto de vista da comunicação, existem gestos de cortesia social que mostram o respeito que uma pessoa tem pela outra quando sente que cometeu algum erro e, desta forma, deseja repará-lo por ter causado mal ao próximo.

Uma desculpa pode ser dada através de atos tão simples como ter que anular um compromisso social na agenda em consequência de algum imprevisto.

Também é possível pedir desculpas ao chegar tarde a um compromisso social. Há muitas razões que fazem uma pessoa pedir desculpas, um gesto não se refere apenas a uma cortesia social, mas também ao arrependimento e à tomada de consciência.

Quando uma pessoa considera que fez algo errado e toma consciência disso, muitas vezes, tem a necessidade interna de pedir desculpa de forma sincera pelo fato ocorrido.

Pedir perdão com humildade

Vale destacar que a desculpa, como gesto de comunicação, é o início de um feedback. O emissor se desculpa com o receptor que tem a liberdade pessoal de desculpar ou não o outro. Isto é, pedir desculpas não é sinônimo de aceitação, pois a liberdade pessoal é um bem essencial.

Quando uma pessoa se desculpa com a outra, ela explica o que aconteceu, ou seja, justifica seu comportamento a partir de uma determinada razão. A desculpa pode ser dada toda vez que se comete uma falha ou erro. Através desta explicação, o emissor pretende contar com a compreensão por parte do interlocutor.

É muito importante que as pessoas sejam sinceras de verdade ao desculpar-se e não buscar simplesmente um pretexto para justificar determinado comportamento.

As desculpas devem ser sinceras

A desculpa sincera não é mais do que um pedido de perdão que surge do fundo coração. Do ponto de vista do caráter, vale reforçar o sentimento da humildade para tomar a iniciativa de pedir desculpa com naturalidade sem deixar arrastar-se pela barreira do orgulho.

É possível pedir desculpas através dos diferentes canais de comunicação como e-mail, whatsapp, twitter, telefone, entre outros. Entretanto, vale ressaltar que pedir desculpas pessoalmente é uma das fórmulas mais eficazes por causa da proximidade que transmite a presença interpessoal.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Desculpas