Conceito de Desatenção

DesatencaoA desatenção pode ser um dos sintomas de déficit de atenção e hiperatividade de uma criança que precisa de tratamento especializado, uma vez que esta desatenção interfere de forma negativa em seu rendimento acadêmico.

Uma pessoa pode ter desatenção quando se distrai com facilidade do objeto de sua atenção como consequência de qualquer fator externo. Na atualidade, os estudantes têm que fazer grande esforço para não cair na desatenção, uma vez que o celular e as redes sociais se tornaram uma possível fonte de distração.

Exemplos de desatenção

No contexto da comunicação interpessoal também pode ocorrer desatenção como mostra a situação de um diálogo entre duas pessoas, entretanto, um dos dois se concentra mais em suas preocupações, ou seja, suas preocupações lhe impedem de ficar atento ao que o outro diz.

A desatenção no campo profissional

No contexto profissional também existem os ladrões de tempo, estes que costumam ser causa de desatenção por parte do trabalhador. A partir deste ponto de vista, diminui a qualidade de trabalho realizada pelo profissional, uma vez que a desatenção mostra falta de aproveitamento de tempo.

No plano das relações pessoais, podem existir também fases de distanciamento e falta de comunicação entre as pessoas, o que mostra uma desatenção para com o outro. Vale ressaltar, em certas ocasiões, que esta desatenção pode voltar a si mesmo. Assim ocorre quando uma pessoa se descuida e não dedica seu tempo em priorizar outros assuntos externos e ocupações imediatas.

Uma falta de cordialidade

A desatenção também pode ser sinal de falta de cortesia dentro do contexto dos bons moldes da sociedade. Por exemplo, é um sinal de desatenção não agradecer ao receber um presente ou não responder um cumprimento de Natal.

A reação consequente de ser afetado por algo

Do ponto de vista realista, o ser humano tem sua mente voltada ao cumprimento de tantos objetivos que sua atenção pode ficar dispersa. O ser humano não é uma máquina, por isso existem causas específicas que podem dificultar sua atenção: deslizes, cansaço, excesso de compromissos na agenda, preguiça e uma fase de tristeza (a tristeza também afeta a memória).

Imagem: iStock, AlexandraFlorian

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Desatenção. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/desatencao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Desatenção