Conceito de Desastre

DesastreAs pessoas realizam ações constantemente e isso pode ter um nível de satisfação concreto seja ele positivo ou negativo. Quando um indivíduo sente que o resultado de determinada ação praticada não foi positiva pode concluir que essa situação foi um desastre.

Por exemplo, quando um estudante realiza um exame e tira nota 1,0 pode concluir que esta prova foi um desastre.

Avaliação negativa dos fatos

Isto é, esta avaliação mostra um resultado pessimista que está abaixo das expectativas podendo causar frustração. Qualquer desastre reflete uma ação mal administrada e mal resolvida.

Do ponto de vista da natureza, existem também catástrofes naturais que proclamam consequências dramáticas para o povo afetado: são os terremotos, as enchentes, os furacões, entre outros desastres naturais. A partir deste ponto de vista, os desastres estão vinculados também ao fator imprevisível e repentino que surgem do nada com grande força e trazem consigo efeitos colaterais bem negativos. Os acontecimentos catastróficos refletem em consequências gravíssimas.

O vínculo criado pelo acontecimento

Do ponto de vista pessoal, o sentido de uma catástrofe está marcado pelo valor da subjetividade, uma vez que aquilo que pode ser catastrófico para uma pessoa pode não ser para outra. A catástrofe está vinculada à atitude do dramatismo que mostra a forma de pensar das pessoas que tendem em piorar sempre as coisas.

Como uma catástrofe pode causar um impacto na vida pessoal?

Este sentimento de catástrofe está associado à angústia, ansiedade e ao medo do futuro. A catástrofe pessoal está vinculada a uma tragédia ocorrida de forma inesperada, podendo causar sérios danos e uma mudança importante na vida pessoal do sujeito.

A partir deste ponto de vista, vale ressaltar que existe uma diferença entre a dor e o sofrimento. O sofrimento começa na hora em que a pessoa dramatiza sua própria dor recriando o momento.

Capacidade de superar a adversidade

O ser humano pode sofrer desastres em sua vida, mas também tem a capacidade de superá-los graças à resiliência pessoal. A adversidade faz parte da vida, porém a alma humana tem a capacidade constante de buscar a felicidade (apesar da dor) através da esperança que alivia qualquer desastre.

Imagem: iStock, Milan Marjanovic

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Desastre. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/desastre >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Desastre