Conceito de Desapego

DesapegoDo ponto de vista da afetividade, os ser humano tende a criar vínculos interpessoais especiais como mostra o exemplo do amor entre casais, da amizade e também da família. O ser humano pode sentir um apego especial para este tipo de vínculo e assim lhe traz segurança vital. Porém o apego também tem a ver com o material, assim como mostra o caso de uma pessoa avarenta que tem apego excessivo, ao ponto de ser obsessiva, por seus bens materiais.

Nesse caso, o apego causa sofrimento porque na medida em que uma pessoa coloca seu valor pessoal em um bem externo que não pode controlar cento por cento, ela se sente vulnerável. As pessoas podem sentir apego em algo sem que esse valha a pena na realidade. Assim ocorre quando distorcemos a ordem das prioridades de uma vida feliz e convertemos algo totalmente secundário em um bem prioritário.

Umas das essências da felicidade é o desapego. O desapego significa não implica na realidade em ser uma pessoa fria e calculista. Ele está vinculado ao material e tem a capacidade de marcar distância dos objetos, levando em conta que todo o material é transitório e temporário. Pela lei do desapego, através da meditação, uma pessoa pode descobrir que para ser feliz não precisa possuir uma grande quantidade de bens materiais.

Uma pessoa que conseguiu criar o hábito do desapego é mais livre interiormente por não sofrer medo de perder algo determinado, ela não experimenta este tipo de contradição interior. O apego excessivo nos leva a projetar situações presentes ao futuro, entretanto, através do desapego uma pessoa aprende a fluir ao compasso da vida em um constante presente. O desapego não significa diminuir o valor dos bens materiais e sim valorizar outras realidades mais importantes. O certo é que os bens materiais não podem preencher os vazios internos.

Uma pessoa sente apego a um bem material quando considera que sem esse bem não se sente totalmente realizada. Este é um exemplo de como uma pessoa pode chegar a ser escrava da realidade em lugar de ser dona de seus desejos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Desapego