Conceito de Desamparo

DesamparoO ser humano nasce e morre sozinho, assim o sentimento de solidão pode ser causa e motivo de frustração pessoal ao longo da vida daquele que em sua existência passou mal diante da ideia de ficar sozinho no mundo. Esta solidão existencial mostra de forma gráfica o que é o desamparo, a sensação de não proteção e abandono de uma pessoa por sentir-se realmente isolada e sozinha. Este sentimento de desamparo está ligado à sensação de indiferença social por parte dos demais.

Vale ressaltar que esta sensação de desamparo não é exclusiva da infância (uma criança se sente desamparada quando se encontra desprotegida por seus pais), mas também de um adulto que pode sentir também a dor de viver um mau momento e não contar algum tipo de ajuda e apoio emocional. O desamparo causa sentimentos desagradáveis como tristeza, desilusão, angústia, visão negativa do presente e do futuro, além de esgotamento psicológico, cansaço vital, dúvidas, etc.

O desamparo é uma vivência emocional que está vinculada também com as condições da vida material. Por exemplo, aquele mendigo que mora na rua e não tem um lar para viver, também se sente desamparado; o idoso que envelhece na solidão também experimenta o desamparo do desamor. Essencialmente, o amor e seus efeitos positivos oferecem um grande amparo para a alma humana, pois este amor é terapêutico para o espírito.

Do ponto de vista existencial relacionado ao processo do duelo próprio sobre a morte de um ente querido, existe uma sensação de desamparo universal, aquelas experimentadas pelas pessoas diante da morte de um pai ou da mãe. Então, por que acontece esse desamparo? Porque esse vazio que deixa as marcas de um ser querido não é preenchido com nada. Quando uma pessoa se sente desamparada, a mesma fica desorientada porque sente que não tem um ponto de referência e apoio em sua vida.

O desamparo também pode ser um sentimento religioso próprio daquele que vive uma fase de crise de fé e que se sente afastado de Deus.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Desamparo