Conceito de Desafinar

A música precisa de harmonia para seguir o esquema de uma partitura qualquer. Esta harmonia se mostra presente através da afinação do canto de uma nota dentro do tom certo. Do mesmo modo, esta afinação também é muito importante para tocar qualquer instrumento musical que seja. Os instrumentos são ferramentas utilizadas pelos músicos para tocar alguma canção. O instrumento deve ser afinado para que tenha um som de qualidade.

O som do violão é um exemplo claro da importância da afinação para tocar uma música. Desafinar é estar fora do tom, desta maneira, uma melodia pode não soar tão bem como consequência de erro na entonação.

Relação entre psicologia e entonação

A relação entre psicologia e entonação é notável, pois vai além do talento musical de uma pessoa; uma pessoa pode ter algum tipo de problema de afinação ao cantar como consequência do excesso de perfeccionismo, por medo de parecer ridícula ao cantar em público, por excesso de nervosismo, devido à baixa autoestima ou simplesmente por cansaço. Outra particularidade é que uma pessoa resfriada também pode desafinar. Do ponto de vista psicológico, o estado ou o modo que uma pessoa se sente também pode interferir em sua forma de cantar e, portanto, desafinar.

Quais são os momentos mais vulneráveis pelos quais uma pessoa pode desafinar?

As notas altas (agudas) são aquelas que as pessoas têm mais dificuldades para atingir, mas isso acontece também com as notas mais baixas (as graves). Existem corais nas quais os coristas se organizam em vozes. Nesse caso, cada cantor cumpre um papel de entoar a melodia de uma voz concreta.

Outras causas de desafinação

O coral é um claro exemplo da importância que é esse trabalho em equipe para obter êxito no formato de uma boa canção, uma vez que a coordenação entre várias vozes traz a beleza do canto. Pelo contrário, a falta de entonação de um integrante do grupo pode fazer com que os demais errem também.

Uma pessoa também pode desafinar como consequência da carência de formação musical. Estudar em um conservatório é muito importante para educar o ouvido, desta forma, quando uma pessoa educa sua sensibilidade musical, ela tem consciência quando desafina e assim já se corrige sem esperar uma correção externa.

Um som desafinado quebra a beleza da música por si só.

Imagem: iStock, Visivasnc

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Desafinar