Conceito de Deontologia

DeontologiaHá profissionais, como por exemplo, na medicina e no jornalismo, que apresentam uma interação importante com as pessoas e por isso demanda que sejam muito mais cuidadosas do que outras, cuja ação não é tão determinante para a vida e para o desenvolvimento dos seres humanos.

A partir disso, é que entra a deontologia, uma ciência que aglutina uma série de deveres e normas sobre como deveria ser o exercício profissional de uma determinada área.

Levando em consideração o mencionado anteriormente é que nos deparamos com a deontologia médica e dos profissionais dos meios de comunicação, o que ajuda as pessoas que trabalham nestas áreas para resolver ou abordar questões específicas de ética e alguns valores estão em crise ou em jogo.

A deontologia é uma espécie de manual que nos explica o que devemos considerar como bom ou mau, e assim mesmo, todas as obrigações que estão à frente do desempenho de qualquer atividade ou profissão.

No caso da deontologia jornalística, para citar um dos casos mais abordados, os jornalistas estão obrigados a informar de maneira verdadeira e objetiva, bem como proteger suas fontes. No entanto, quando algum destes pontos é violado por parte de um jornalista significa que o mesmo está indo contra a deontologia e que claramente deverá receber uma punição por infringir essas questões essenciais da prática de sua profissão.

Algo parecido ocorre com a medicina que mesmo tratando com pessoas se vê obrigada a exercer de modo responsável e em torno de uma série de normas que não ameacem a honra e a saúde das pessoas.

Entre os princípios básicos podemos citar o consentimento livre e esclarecido, que envolve o respeito das preferências de um paciente em matéria de seu tratamento e cuidado. E outro importante também para a deontologia médica é o fato de abster-se, infligir ou causar qualquer tipo de dano ao próximo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Deontologia