Conceito » Densidade

Conceito de Densidade




DensidadeDensidade como conceito é uma das propriedades dos sólidos, dos líquidos e inclusive a medida do grau de compactação de um material: sua densidade. A densidade é uma medida de quanto material se encontra comprimido num espaço determinado; em termos mais técnicos; densidade é a quantidade de massa por unidade de volume.

A densidade se define como a relação que existe entre o volume e a massa de um objeto ou substância. É uma propriedade física que é característica das substâncias puras e é considerada uma propriedade intensiva, já que é independente ao tamanho da mostra.

Na química, a densidade é considerada um conceito muito importante. Pelo qual não é suficiente somente conhecê-lo, senão que é muito importante entendê-lo, coisa que não é tão fácil.

A densidade bruta é, em termos urbanísticos, a superfície construída com repeito ao total de uma zona ou setor; densidade neta é a superfície construída com respeito a uma zona construída, sem contar as superfícies destinadas a equipamentos ou zonas de preservação da natureza, ou zonas verdes.
A densidade de população é a relação entre o número de indivíduos de uma determinada espécie e uma unidade do meio que ocupam. Índice demográfico que indica o número de habitantes por unidade de superfície que é medida geralmente por km2. Para que seja mais útil como dado comparativo, convém dividir as regiões em áreas da mesma superfície.

Na matemática, a densidade de propriedade é uma função utilizada na estadística para definir o conceito de probabilidade seguido por uma variável que pode tomar qualquer valor de um intervalo contínuo da reta real.

Uma das maneiras que se usa no dia a dia para poder ilustrar a densidade, é através da observação de qualquer coisa que flutue ou se afunde num determinado líquido. Como podemos usar como exemplo a água Se um objeto é tem menos densidade que o líquido onde se encontra, então flutuará. Porém, se o objeto tem mais densidade, naturalmente de afundará. Por esse motivo é que uma âncora, que possui muita densidade, ou seja, possui uma grande quantidade de massa em pouco volume, se afunda de maneira rápida; no entanto uma caixa de plástico, que possui pouca massa e grande volume, flutua e não se afunda facilmente na água.

>> Próximo - Que Conceito >>