Conceito » Denotação

Conceito de Denotação




DenotaçãoDenotação é tudo aquilo que posto numa frase, leva a perceber o sentido real, concreto. Aquilo que se percebe de real; que tem um significado restrito, impessoal; palavra: com sentido no dicionário, que contem uma linguagem, simples, porém precisa e impessoal; de valor usual.
Por exemplo: o que se percebe quando encontramos um livro sobre uma mesa? Nada além que um livro sobre uma mesa. A isso se considera conotação.

Um termo que utilizado numa forma linguística, lógico-filosófica. Abrange-se num sentido geral, denotação é um sistema básico que dá significado a um sinal, ou seja, quando se aplica o sentido real, o sentido literal dos temos.

No que se refere à linguística, o que se considera denotação, é aquilo que dá a ideia do que corresponde entre a palavra e o objeto. Dessa forma, aparece o sentido básico de um termo. A linguagem denotativa é considerada como tudo aquilo que mantém uma relação entre o significando e o significado.

Na realidade a definição de conotação é realmente muito simples, é o uso da palavra num sentido literal. O valor de referência, ou seja, o valor denotativo acontece quando lhe é atribuído o mesmo sentido que é aplicado nos dicionários quando se descreve determinadas coisas, ou seja, o valor que se pode apreciar, que se pode palpar.

Para melhor compreensão do significado do termo denotação, é necessário observar o que significa significante e significado. A relação entre estes dois termos é o que se denomina significado. O próprio significado denotativo é um conceito que dá certo significado no que se refere ao receptor do mesmo.

A linguagem que diz respeito à denotação é de caráter informativo, isto é, a informação no seu estado primário que tem como objetivo fornecer informação a quem a recebe.

Pode-se fazer a afirmação de que a denotação é o que se denomina o sentido literal do texto. Nos dicionários mais modernos, também constam o sentido dos verbetes com sentido conotativo (antônimo de denotativo). Este fato demonstra claramente que a língua é flexível, que pode sofrer mutações e podem perfeitamente evoluir com o passar do tempo e no espaço.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)