Conceito de Denominador

Em um sentido literal, pode-se dizer que o conceito denominador é aquele que dá um nome a algo, ou seja, que coloca um nome. Neste sentido e no contexto da tecnologia, que vivemos hoje em dia, existe um fenômeno relacionado chamado “naming”. Trata-se, em poucas palavras, de criar uma marca comercial. O naming é mais do que dar nome a uma entidade ou um serviço, está sujeito a uma série de técnicas que servem para atrair mais consumidores à marca.

O denominador na matemática

Denominador é um termo próprio da matemática e muito comum em várias operações. No estudo das frações é necessário identificar dois elementos: o numerador e o denominador. Na fração ¾ o numerador é o número 3 o denominador o 4. Isso significa que de uma porção formada por quatro partes iguais, três delas são escolhidas.

O denominador comum e a diferença nas operações com frações

Nos problemas de frações, podemos somar ou diminuir um denominador comum como também um denominador diferente. No primeiro caso, a operação é simples: são somados ou diminuídos os numeradores e se mantém igual o número do denominador.

Já na soma das frações quando os números do denominador são diferentes o procedimento é mais complexo, deve-se obter um denominador comum, também conhecido como mínimo múltiplo comum (MMC). Para isso, deve-se seguir o seguinte procedimento: dividem-se os denominadores pelo número primo menor para obter uma divisão exata e assim ter o MMC. Em outras palavras, em uma operação de frações com denominadores diferentes, o MMC é o menor de seus múltiplos comuns.

Dados compartilhados e o avanço do denominador em seu uso e no cotidiano

A redução de várias frações com denominadores diferentes em outra fração equivalente a um denominador comum é uma operação básica na aprendizagem matemática. Neste sentido, este conceito matemático (denominador) transcende a linguagem corrente e passa a ser usado no dia a dia entre elementos ou para outros aspectos. Isso significa que existem outras realidades que compartem as mesmas coisas e isso se torna um denominador comum.

Esta ideia é de grande utilidade para explicar fenômenos bem diversificados. Vamos pensar em três pessoas com situações difíceis de resolver: um não tem trabalho, o outro deve muito dinheiro e o terceiro precisa vender urgentemente sua casa. Cada caso é diferente, porém há um denominador comum: os três necessitam de dinheiro.

Foto: iStock, JackF

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Denominador