Conceito de Denominação

denominacaoA palavra denominação faz alusão a um nome ou expressão identificadora, quer dizer, que a missão desse nome ou dessa expressão na qual se atribui a tal ou qual coisa, pessoa ou situação, é identificá-los frente ao resto da mesma espécie ou categoria.

Um exemplo típico de denominação são os nomes próprios que recebem as pessoas logo ao nascer. Nossos pais, antes do nosso nascimento, escolhem entre centenas de alternativas o nome que colocarão para nos chamar e que esse seja além do mais o que nos diferenciará dos outros. Ana, Paula, Flavia, Laura, Diego, Marcos, Paulo, Nicolas são alguns exemplos de denominações que se pode receber alguém.

Assim mesmo, a maior parte das coisas e objetos deste mundo que tocamos, vemos ou com as que interagimos tem suas próprias denominações, situação que nos ajuda a reconhecê-las e distingui-las dentre várias outras.

Se bem que algumas denominações como a dos nomes próprios e da maioria das coisas que usamos não mudam, algumas como o nome de um organismo, instituição ou matéria que se dita em uma faculdade, são plausíveis de sofrer uma mudança em sua denominação sem que por ele a sua identidade fique ressentida, algo que apenas seria possível, quando nos referimos a denominações de pessoas, se esta denominação causa algum tipo de ridicularização a mesma. Muitas vezes essas mudanças nas denominações correspondem a esclarecimentos ou para fazer com que algumas questões sejam melhores distinguíveis, bem como situações ou outras instituições.

E por outro lado se conhece como denominação de origem ao certificado e garantia oficial da qualidade e do lugar de procedência que acompanha certos produtos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Denominação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/denominacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Denominação