Conceito de Dengue

DengueA Dengue é uma doença infecciosa produzida pelo vírus da dengue e conhecida por quatro serotipos. Apresenta-se com maior frequência no trópico e nas zonas subtropicais, especialmente na América Latina e Ásia, onde podem desenvolver grandes epidemias.

Como se transmite?

Esta doença é transmitida ao homem quando picado por um mosquito conhecido como Aedes aegyptis, uma vez no organismo e após uma semana de incubação a pessoa infectada desenvolve sintomas muito característicos como febre alta por volta dos 40ºC, acompanhada de calafrios e dor muito intensa na região da cabeça, dos olhos e dos músculos. Estes sintomas duram vários dias e podem ocasionar uma erupção de cor rosada no tronco e nos membros.

Este quadro é conhecido como Dengue Clássica, apresenta alterações nos exames de laboratório como a diminuição dos glóbulos brancos e o aumento dos linfócitos no sangue.

Existe um segundo tipo de dengue conhecida como Dengue Hemorrágica, esta se apresenta pela diminuição do número de plaquetas no sangue e assim surgem manifestações hemorrágicas em forma de pontos roxos na pele que não desaparecem com a pressão, são chamados de petéquias. Também podem ocorrer sangramentos pelo nariz e nas gengivas. Nestes pacientes, as alterações nos exames de laboratório apontam a diminuição no número de plaquetas que costuma estar abaixo de 100.000 por milímetro cúbico.

A dengue hemorrágica pode vir acompanhada de alguma complicação como uma hemorragia e falha de determinado órgão podendo levar o paciente à morte.

Tratamento da dengue

A dengue não tem um tratamento médico específico, como também ainda não possui uma vacina de prevenção. Uma vez diagnosticada, seu tratamento é apenas de suporte e consiste em baixar a febre, aliviar a dor e manter o paciente hidratado. É importante fazer um controle periódico dos níveis de plaquetas, sendo recomendável o repouso absoluto e sua vigilância posterior. Quando atingem níveis muito baixos, pode ser realizada uma transfusão de plaquetas.

Diante de um quadro de suspeita de dengue é importante tomar apenas medicamentos analgésicos puros como acetaminofeno e anti-inflamatórios como AINEs; já a aspirina não deve ser tomada, pois é capaz de inativar as plaquetas e aumentar o risco de uma hemorragia grave.

Prevenir é o maior ataque de defesa

A melhor estratégia contra a dengue é a prevenção, para isso recomenda-se aplicar repelentes, usar roupas que cubram toda a pele e dormir com telas mosquiteiro. Também é importante combater o mosquito eliminando os reservatórios e fontes de água destampadas que podem atuar como criadouros para o vetor.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Dengue. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/dengue >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Dengue