Conceito de Democracia

DemocraciaMesmo existindo diferenças consideradas de pouca importância, a democracia mantêm alguns princípios que a faz diferente de outras formas de governar. Democracia é uma forma de governo pela qual as responsabilidades e poderes são representados por pessoas eleitas através do voto, ou seja, como termo indica demos, que significa povo e Krato, que significa governo (palavra proveniente do grego), a democracia é um governo proveniente do povo.

Na democracia os princípios que dão proteção à liberdade do povo são o resultado da liberdade institucional. As práticas da liberdade de expressão e o atendimento à vontade do povo regem os governantes e não ao contrário. Na democracia a vontade da maioria é respeitada e a proteção dos direitos fundamentais e de escolha são observados como regras e não como exceção.

Subentende-se que na democracia a função de proteger o indivíduo e de dar-lhe liberdade de expressão em qualquer campo da sociedade; a oportunidade de participação na política, na cultura e na economia de um país deve ser legalizada e ao mesmo tempo protegida.

Eleições livres e que acontecem com justiça com a participação de qualquer cidadão, é uma das características da democracia. Numa democracia não se deve proibir o voto livre e nem forçar o povo a votar em um único partido; deve haver competição entre vários partidos para que o povo possa escolher livremente em qual quer depositar sua confiança e quem deve ser seu representante.

A democracia reflete o modo de vida política, o lado social e cultural de todos aqueles países onde está implantada. Numa democracia não existe somente direitos, mas também conforma uma serie de deveres que também implicam a participação de toda a sociedade sem nenhum tipo de exclusão, seja ela de que cunho seja.

A liberdade é uma das bandeiras mais levantadas num Estado regido pela democracia. Os cidadãos são livres e tem a responsabilidade de vigiar as ações de seus governantes e chamar-lhe a atenção quando não estão de acordo com alguma decisão tomada que vão de encontro com a vontade da maioria. A democracia é sinônimo de liberdade e como tal exerce o poder sempre em conformidade com aquilo que a maioria do povo requer.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Democracia