Conceito » Democracia

Conceito de Democracia




A democracia é uma forma de governo que se caracteriza por fazer recair o poder sobre a população. Este propósito significa que as direções que toma um grupo social se sustentam na vontade da maioria. Desde o ponto de vista etimológico, a palavra democracia compõe-se de formantes provenientes do grego, que significam “governo” e “povo”.

A opinião mais estendida é que a democracia tem sido criada ou posta em marcha pela civilização grega, mas há quem afirme que nas organizações tribais do passado já funcionava este sistema; também é verdadeiro que a democracia observável entre os gregos era excludente, na medida em que deixava de lado os escravos e às mulheres.

Na atualidade, quando se fala de democracia, costuma se fazer referência a sua variante “representativa”, aquela que o povo elege os seus governantes através do voto e por um período limitado de tempo. Não obstante, também existe outro tipo de democracia, denominada “direta”, a que cada parte pode participar e onde não existem representantes, por que as resoluções a seguir seriam as decantadas diretamente por consenso; na atualidade, este tipo de organização é impossível a grande escala.

É facilmente perceptível em muitas pessoas a confusão entre democracia e república, conceitos que se diferenciam notavelmente. Como já temos dito a ideia que subjaz a uma democracia é que a autoridade reside no povo; em mudança, uma república alude a um governo que se rege por uma divisão de poderes. Esta distinção leva-nos a inferir que uma republica não é necessariamente uma democracia.

Atualmente, o governo democrático é o modo mais racional de tratar as diferenças ideológicas dos diferentes grupos que aspiram a uma posição de autoridade. Assim, em uma correta cultura democrática, as diferenças estão englobadas sobre critérios comuns, aqueles que fazem do povo a fonte de onde emana o poder.

Mais uma leitura:

Democracia é um sistema governamental no qual a prerrogativa das escolhas ideológicas se encontra na via popular, principalmente através do voto. Conceituar democracia é tarefa dos políticos. Os eleitores votam em seus representantes, os quais observam o planeta. Diversos votos entram na urna. Cegos que votam em surdos. E surge o último eleitor. O socialismo é a utopia dos democratas, chapados ou não. Eletrônicas urnas, biológicas escolhas de brasileiros natos. Revistas que falam de Democracia. Sistemas opressivos e liberais. Primaveras de Pragas. Brancos votando em negros. O reinado dos políticos honestos. Faróis democráticos. Associações escolhendo seus presidentes. Iniciativas verdes e ecológicas. Organizações não lucrativas. Simpósios para eleitores brazucas.

Salve o nosso político! Monitore suas ações. Seja honesto e bravo. A teia da corrupção avança. Um eleitor se revolta. A raça negra cria seus movimentos. O que aconteceu? Partidos começaram a surgir. Novidades democráticas sendo impostas. Organizações sendo fechadas. Juízes eleitorais em ação. Wikipédia e seus palpites, instituindo o Fascismo. Raças que se respeitam. Revistas democráticas nas bancas. Capitalistas votando nos candidatos por quem se apaixonaram( puro teatro) . Cyborgs democratas nas eleições. Dicionários de palavrões históricos. A voz do povo, será?

Grupos de eleitores caminhando( informatizados) . Revistas demagogas para você ler. Crianças a votar em adultos. Canais da democracia. Meus eleitores correndo para as suas associações. Pensando nos democratas e republicanos. Quem são essas crianças? Vinte e cinco anos de idade. Mulheres e homens jovens. Wikipédias democráticas. Novidades dessa eleição. Fóruns de políticos e canalhas. Portais da internet eleitoral. Saber que se pode votar hoje. Museus da Democracia. Realidades eleitorais nas urnas. Mães votando em filhos. Políticos caminhando no Planalto. Estudantes democráticos protestando na rua. Liberais assistindo a tudo. Vícios da Democracia.

Mídias eleitorais sendo transmitidas. Representações de nós mesmos. Partidos políticos enganados, participando do Comunismo. Institutos demagogos em ação. Marxistas democráticos? Faber- Castell ganhou a eleição. Associações de jovens eleitores. Direitos civis sendo rejeitados ou disponibilizados para você. Mobilidade de políticos falidos, diretamente envolvidos. Josés, Marias, Joãos. Rumos democráticos ou não. Ex- presidentes e seus eleitores( artistas). Mídias demagogas sendo transmitidas, significando uma nova eleição. Algum político se importa? Mulheres democratas e republicanas. Portais da internet como locais de votação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)