Conceito de Degenerativo

DegenerativoO termo degenerativo é usado para descrever um processo que se origina de um desgaste ou da deterioração de um determinado órgão ou estrutura.

Embora exista uma grande quantidade de doenças, elas se originam basicamente por pequenas causas, de uma inflamação, infecção, proliferação ou degeneração. As doenças inflamatórias e infecciosas costumam ser agudas na maioria dos casos, ou seja, tem uma curta e limitada duração de tempo, mas podem ocorrer de forma alternada entre uma fase episódica e outra assintomática ou estacionária, como é o caso de doenças como a Tuberculose.

Os distúrbios degenerativos, por sua vez, são progressivos ao longo do tempo e dão origem às doenças crônicas. Elas têm um tempo maior do que três a seis meses e são caracterizadas por ter uma história natural que tende ao desgaste ocasionando à incapacidade ou a insuficiência de um órgão ou de sua estrutura para realizar sua função.

Os exemplos mais típicos dos processos degenerativos são as doenças articulares, especialmente a Artrose, que é a principal doença degenerativa das articulações. Nela as alterações das articulações são evidentes podendo ser notadas à primeira vista, como as alterações no tamanho da articulação, as deformidades e limitações no movimento que aparecem na idade adulta e se tornam cada vez mais evidentes ao longo dos anos.

Existem outras doenças degenerativas menos óbvias e que não são detectadas em seus estágios iniciais, ao menos que elas sejam pesquisadas em exames de laboratório ou de imagem específica, como o caso da hipertensão arterial e da diabetes. Embora pareça difícil de acreditar, mas com todas as informações disponíveis, ainda há pessoas que mesmo com valores elevados de açúcar no sangue ou de pressão arterial não tem o hábito de prevenção e autocuidado com a saúde.

As doenças crônicas, à medida que se desenvolvem, ocasionam danos que envolvem outros órgãos e sistemas deteriorando o estado de saúde e a qualidade de vida. Doenças como a diabetes apresentam inicialmente valores de glicemia alta e produzem sintomas como sede intensa, aumento do volume urinário, perda de peso e fome. À medida que a doença evolui podem ocorrer ferimentos nas terminações nervosas causando dor e alteração na sensibilidade, da mesma forma que acelera o desenvolvimento da arteriosclerose favorecendo o surgimento de acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e disfunção erétil, bem como pode prejudicar os rins causando insuficiência renal e também lesionar a retina ocasionando a cegueira.

Embora as doenças degenerativas sejam progressivas, um adequado controle e tratamento médico são capazes de estabilizar a velocidade de seu progresso e corrigir as alterações que aparecem ao longo dos anos ocasionando o menor impacto possível para a saúde e permitindo uma melhor qualidade de vida.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Degenerativo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/degenerativo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Degenerativo