Conceito » Deficiência

Conceito de Deficiência




DeficienciaO termo deficiência significa a limitação que apresentam algumas pessoas na hora realizar determinadas atividades e que são provocadas por uma deficiência física ou psíquica.

A deficiência é um problema que pode afetar o indivíduo desde o seu nascimento, que dizer, já nasce com ela, como pode ser o caso daquelas que nascem com a doença denominada síndrome de Down, ou que aparecem durante um determinado momento da vida como consequência de algum acidente ou doença, por exemplo, um indivíduo que sofre um acidente automobilístico e como consequência deste trauma suas pernas sofre paralisia, situação que obviamente lhe provocará uma incapacidade motora que antes não apresentava.

Por isso, existem diversos tipos de deficiência: física, psíquica, sensorial, intelectual ou mental, portanto, cada uma delas pode manifestar-se de várias maneiras e em diferentes graus. A física é uma desvantagem que impedirá a pessoa que sofre de um desempenho motor, sendo as pernas e os braços as partes afetadas.

A sensorial é aquela deficiência que se manifesta, justamente, nos sentidos, por exemplo, a surdez nascida por um problema nos ouvidos e a cegueira motivada por uma deficiência na vista.

Por outro lado, a deficiência do tipo psíquica é aquela que apresenta transtornos permanentes no comportamento e na capacidade intelectual, também conhecida por muitos, como atraso mental, que é aquela que estabelece um funcionamento mental abaixo da média e que será caracterizada por limitações em áreas, como a aprendizagem, a comunicação, a vida no lar e as habilidades sociais, entre outras.

Embora não haja uma única causa como mencionamos mais acima que desenvolve a deficiência, podemos nomear algumas recorrentes, tais como: fatores genéticos, que ocorre com a síndrome de down, erros congênitos do metabolismo, problemas perinatais, alterações no desenvolvimento embrionário, doenças infantis, déficits ambientais, acidentes de trânsito, doenças profissionais e de acidentes de trabalho.

Lamentavelmente, anos atrás, por falta de informação, em alguns casos ou em outros incrivelmente por vergonha, foi muito comum que pessoas que sofriam de algum tipo de deficiência sofressem de discriminação das pessoas em geral por chamá-las de algum modo e por outro lado também da própria discriminação de seu ambiente, que achavam mais conveniente o isolamento por causa do sofrimento. Claro que, essas questões contribuíam para um aumento desta deficiência e o crescimento da angustia e da depressão do afetado.

No entanto e por sorte, nas últimas décadas, muitos avanços foram conseguidos, não somente nas legislações dos países, incluindo os direitos dos deficientes, mas também no plano social, incluindo-os em muitas áreas, em que seus problemas eram excluídos, sendo o esporte um dos que mais impulsionou na hora de integrá-los e dando o mesmo lugar que aqueles que não apresentavam nenhuma deficiência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)