Conceito de Default

Descumprimento de algum pagamento

A palavra default pertence ao idioma inglês e diante de várias referências é utilizada para indicar o descumprimento de algum pagamento estipulado. E este é justamente o uso que se dá a esta palavra em nosso idioma.

O conceito default foi incorporado ao uso coloquial de várias áreas como a economia e as finanças, justamente, para referir às empresas ou estados que se encontram em péssimas condições financeiras e que deixam de cumprir com seus compromissos assumidos, ou seja, em palavras ainda mais simples, um devedor que deixa de pagar seu credor é um default.

Renegociar a dívida, uma saída para o default

Quando um país ou uma nação não pode concretizar os vencimentos de sua dívida por não ter dinheiro suficiente passa a ser chamado de default. A partir desse momento deve começar a negociar sua dívida com os credores para entrar em um novo acordo e quitar seus débitos. No entanto, a melhor negociação será desenvolvida através da justiça que passa a intervir no assunto da cessação de pagamento. Assim, as partes devem acatar tudo o que foi determinado.

Consideração negativa na conjuntura econômica internacional

Dentro da conjuntura econômica internacional o default dispõe de uma consideração negativa, assim quando um país entra em default é olhado com desconfiança pelos seus investidores e pelo resto das empresas.

Embora haja muitas discrepâncias a respeito, a realidade nos mostra que os investimentos caem espantosamente à medida que a confiança no país entra em default, isso obviamente tende a ressentir diretamente em sua economia e a agravar cada vez mais o problema.

Diferente da falência

Devemos ressaltar que o default não significa o mesmo que a falência. Muitas vezes ambos os termos são confundidos, mas não tem nada a ver, são dois cenários totalmente distintos. No default, existe a ausência de liquidez para pagar a dívida do momento, mas isso não significa que a empresa, o estado ou o indivíduo não conte com ativos importantes; enquanto que na falência não há mais volta e nada mais se pode fazer para reverter a situação.

Venda de ativos, outra saída disponível

No entanto, diante de um default, existem duas alternativas possíveis: acordar novos vencimentos e pagamentos com os credores, por outro lado, vender alguns ou todos os ativos para permitir recuperar a liquidez.

Foto: iStock . biosdi

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Default