Conceito de Dedução

DeducaoO termo dedução se aplica em dois contextos específicos e bem diferenciados entre si. Por um lado, na área da Filosofia e da Lógica, a dedução é uma conclusão ou inferência que se chega graças à prática de um método de raciocínio que partirá de conceitos gerais ou princípios universais para chegar a conclusões particulares.

O que estabelece uma dedução, ou também conhecida como método lógico dedutivo, é que a conclusão está implícita nas premissas, isto quer dizer que quando seguimos exclusivamente as premissas expostas, sem dúvidas, alcançamos a conclusão da questão tratada.

Este método de raciocínio que vai do geral para o particular foi colocado pela primeira vez em prática na antiguidade, mais precisamente na Grécia Antiga por vários filósofos, entre eles e um dos mais destacados foi Aristóteles.

A principal aplicação da dedução é feita através do método de extrapolação, que é um método científico e lógico que estabelece que o curso dos acontecimentos continue no futuro, constituindo-se de regras para chegar a uma nova conclusão, ou seja, são extrapolados e oferecem uma nova situação.

Graças a este método ser muito utilizado para buscar a solução de um problema e também no ensino da pedagogia, tornou-se uma ferramenta fundamental no exercício profissional e na área do ensino. Por exemplo, em um contexto de aprendizagem, para um estudante de medicina que deve aprender os órgãos, suas funções, disfunções, interações e sintomas, entre outros. Em seguida, essas regras aprendidas podem ser extrapoladas e colocadas a serviço do conhecimento do corpo humano como um todo.

Por outro lado, a dedução em um contexto de tipo econômico, se refere ao desconto que pode ser aplicado sobre o preço de algum produto ou serviço comercializado, ou então sobre o salário de um trabalhador que não cumpriu satisfatoriamente com seu dever ou porque, por alguma razão, seu empregador decidiu aplicar um corte em seu salário.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Dedução